Experiência na Casa Brasil com a qualidade de um produto símbolo do país
Ex-presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Henrique Sloper de Araújo recebeu os jornalistas e explicou porque o Brasil é considerado a nação do café. “Além de ser o maior produtor e exportador do produto, o Brasil é o segundo maior consumidor no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos”, argumentou Sloper, acrescentando que todos os estados brasileiros são ou podem ser produtores de café. “Temos condições climáticas favoráveis em todas as regiões e podemos produzir cafés de diferentes tipos para atender demandas e paladares dos mais variáveis”.
Ele destacou que o mercado de cafés especiais ainda é restrito no país e corresponde a apenas 5% do total consumido pelos brasileiros. Henrique Sloper ressaltou, porém, que este mercado está em crescimento graças a ações promocionais.
No Espaço Arte do Café, os jornalistas provaram um café especial feito no sul de Minas Gerais, uma das regiões produtoras mais tradicionais e premiadas do país. “É um produto surpreendente que resulta de um modo peculiar de plantio, colheita e torrefação”, comentou Byron Holcomb, da Nobletree Coffee, empresa americana que há três anos atua no Brasil.
Depois da degustação, os jornalistas percorreram os outros espaços de exposição da Casa Brasil.
Fonte: Rio Media Center via CNC