UFLA realiza curso sobre obtenção de cafés de qualidade e técnicas de degustação

Imprimir

Nunca se tomou, produziu e exportou tanto o café brasileiro. A qualidade dos grãos arábica, vindos dos principais centros produtores do País como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia, é a responsável pelo bom desempenho do produto no mercado interno e externo.

Nos últimos anos um novo perfil de consumidor de café começou a surgir. Trata-se de um consumidor exigente, interessado em conhecer a origem do seu café, os detalhes do beneficiamento do grão e as características que diferenciam um café brasileiro de outras origens.

Pensando nessa crescente demanda do mercado consumidor brasileiro, o Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, sediado na Universidade Federal de Lavras vai oferecer o curso “Da lavoura à xícara: obtenção de cafés de qualidade e técnicas de degustação.”

Durante o curso, as teorias serão repassadas durante a prática, sendo um grande diferencial para o aprendizado. Por meio dessa metodologia, o curso visa capacitar e formar profissionais aptos a identificar atributos de qualidade da bebida, passando pelas fases da pré-colheita, colheita e pós-colheita até o produto final. Informações atualizadas sobre a redução de custos, exigências do mercado e oportunidades de negócios também serão temas de destaque. Durante quatro dias, os participantes vão percorrer todo o caminho que leva a um café com qualidade na xícara, desde a lavoura até o preparo, contribuindo para difusão de conhecimentos técnicos e práticos e trazendo aos profissionais da cadeia do café, conhecimentos essenciais para a produção, industrialização e preparo da bebida com qualidade.

O Polo de Tecnologia em Qualidade do Café conta com estrutura completa para a realização das atividades, como torrefação, sala de análise sensorial, sala de degustação e classificação, entre outros.

Sob a coordenação da Prof. Dra. Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira, do Departamento de Ciência dos Alimentos (UFLA), o curso será ministrado também pelo Prof. Dr. Virgílio Anastácio Silva, do Departamento de Agricultura (UFLA) e por Bruno Batista Ribeiro, Mestrando em Cafés Especiais, do Departamento de Ciência dos Alimentos (UFLA).

Todos os instrutores são Q-Graders (Avaliador Q, onde Q é qualidade). A titulação é conferida pela CQI , a Coffee Quality Institute, que é uma organização sem fins lucrativos, que atua a nível mundial para aprimorar a qualidade do café e a vida das pessoas que trabalham em sua produção.

O público-alvo compreende produtores de café, baristas, degustadores, estudantes, profissionais de hotelaria e alimentação, profissionais de importação/ exportação, estudantes e demais interessados.

Fonte: Rede Social do Café (Daniela Novaes)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *