UFLA realiza curso sobre obtenção de cafés de qualidade e técnicas de degustação

Imprimir

Nunca se tomou, produziu e exportou tanto o café brasileiro. A qualidade dos grãos arábica, vindos dos principais centros produtores do País como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia, é a responsável pelo bom desempenho do produto no mercado interno e externo.

Nos últimos anos um novo perfil de consumidor de café começou a surgir. Trata-se de um consumidor exigente, interessado em conhecer a origem do seu café, os detalhes do beneficiamento do grão e as características que diferenciam um café brasileiro de outras origens.

Pensando nessa crescente demanda do mercado consumidor brasileiro, o Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, sediado na Universidade Federal de Lavras vai oferecer o curso “Da lavoura à xícara: obtenção de cafés de qualidade e técnicas de degustação.”

Durante o curso, as teorias serão repassadas durante a prática, sendo um grande diferencial para o aprendizado. Por meio dessa metodologia, o curso visa capacitar e formar profissionais aptos a identificar atributos de qualidade da bebida, passando pelas fases da pré-colheita, colheita e pós-colheita até o produto final. Informações atualizadas sobre a redução de custos, exigências do mercado e oportunidades de negócios também serão temas de destaque. Durante quatro dias, os participantes vão percorrer todo o caminho que leva a um café com qualidade na xícara, desde a lavoura até o preparo, contribuindo para difusão de conhecimentos técnicos e práticos e trazendo aos profissionais da cadeia do café, conhecimentos essenciais para a produção, industrialização e preparo da bebida com qualidade.

O Polo de Tecnologia em Qualidade do Café conta com estrutura completa para a realização das atividades, como torrefação, sala de análise sensorial, sala de degustação e classificação, entre outros.

Sob a coordenação da Prof. Dra. Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira, do Departamento de Ciência dos Alimentos (UFLA), o curso será ministrado também pelo Prof. Dr. Virgílio Anastácio Silva, do Departamento de Agricultura (UFLA) e por Bruno Batista Ribeiro, Mestrando em Cafés Especiais, do Departamento de Ciência dos Alimentos (UFLA).

Todos os instrutores são Q-Graders (Avaliador Q, onde Q é qualidade). A titulação é conferida pela CQI , a Coffee Quality Institute, que é uma organização sem fins lucrativos, que atua a nível mundial para aprimorar a qualidade do café e a vida das pessoas que trabalham em sua produção.

O público-alvo compreende produtores de café, baristas, degustadores, estudantes, profissionais de hotelaria e alimentação, profissionais de importação/ exportação, estudantes e demais interessados.

Fonte: Rede Social do Café (Daniela Novaes)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto bandar togel dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto agen togel dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto agen toto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs toto 4d dapurtoto agen toto dapurtoto situs toto dapurtoto agen toto dapurtoto