Yara abre inscrições para a 7ª edição do Concurso NossoCafé

Imprimir

Interessados podem se inscrever de 11 a 29 de setembro nas categorias Cereja Descascado e Natural. Neste ano, vencedores escolhem qual prêmio receber

As inscrições para a 7ª edição do Concurso NossoCafé estão abertas de 11 a 29 de setembro. A competição promovida pela Yara, empresa líder mundial em nutrição de plantas, já se tornou tradicional entre os produtores de café e tem o objetivo de estimular a produção nacional de cafés de alta qualidade, reforçando a importância da nutrição equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura.

Em 2023, as novidades estão relacionadas à premiação. Os primeiros e segundos lugares em ambas as categorias, “Café Cereja Descascado” e “Café Natural”, poderão escolher entre dois prêmios. Para os vencedores, viagem à Colômbia para conhecer a propriedade do ganhador do Yara Champion, versão colombiana do NossoCafé, ou uma consultoria técnica no valor de R$ 10 mil. Os segundos colocados têm a opção de viagem para resort de R$ 8 mil ou consultoria técnica no mesmo valor. Já os terceiros, ganham viagem para resort no valor de R$ 6 mil.

“Os produtores estão no centro da nossa estratégia. Eles são parte fundamental do nosso propósito de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza”, diz Chantal Ghannam, diretora de marketing estratégico e digitalização da Yara Brasil. “Ao reconhecer as melhores práticas com uso dos nossos produtos, a Yara proporciona não só qualidade e produtividade aos cafezais, mas também colabora para que o agricultor adote soluções agrícolas com menor impacto ambiental, sobretudo nas emissões de carbono”.

O Brasil é o maior produtor de café do mundo. Por ano, são aproximadamente três milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Somente em 2022, o país foi responsável por cerca de 33% da produção mundial e as exportações do grão alcançaram US$ 5,1 bilhões.

Mais sobre o NossoCafé
O Concurso NossoCafé tem abrangência nacional, está aberto a todas as propriedades cafeeiras que utilizaram o Programa Nutricional NossoCafé da Yara (YaraMila ou YaraRega; YaraLiva ou YaraTera CALCINIT e YaraVita) na safra 2022 e está dividido em duas etapas.

A primeira, consiste na inscrição pelo site, quando o produtor seleciona a categoria para se inscrever, seguido do envio do café para análise. As amostras são classificadas de acordo com protocolos e avaliação da BSCA-Brazilian Specialty Coffee Association, que considera uma série de atributos, como aroma, sabor, acidez, doçura, corpo e equilíbrio. Os selecionados para a segunda fase deverão apresentar, de 17 a 25 de outubro, uma nova amostra, que será classificada por uma comissão julgadora, também conforme a metodologia da BSCA.

A lista com os vencedores será anunciada em 9 de novembro, durante a SIC 2023 – Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte – MG. Além da premiação, a fazenda ganhadora poderá estampar as embalagens dos produtos NossoCafé, com distribuição global, e terá o lote adquirido pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado.

Os 5 finalistas de cada categoria serão convidados para participar presencialmente da SIC com todas as despesas pagas pela Yara. A empresa promove ainda a conexão entre os produtores e os interessados em comprar os cafés finalistas durante a chamada Mesa de Negócios.

O regulamento sobre o Concurso, informações sobre a Mesa de Negócios e as inscrições podem ser acessadas no site: Link.

Sobre a Yara
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar o compromisso de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, oferece um portfólio de produtos de alta tecnologia com baixa emissão de carbono, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com pesquisadores e parceiros da indústria para construir uma cadeia de valor do alimento cada vez mais sustentável. Com uma atuação integrada, a companhia também fornece soluções industriais para usos diversos, entre eles a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.

Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. No Brasil, a Yara está idealmente posicionada em todos os principais polos agrícolas. Com mais de 5 mil colaboradores, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 1970, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e modernizando a indústria nacional, em linha ao seu compromisso global com a agenda de descarbonização.

Fonte: InPress

Foto Divulgação NossoCafé