Rubens Vuolo, de Cuiabá (MT), é o novo campeão brasileiro de brewers cup

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Rubens Vuolo, sócio da Amado Grão, de Cuiabá (MT), é o novo campeão brasileiro de café preparado pelo método filtrado/coado. Ele superou 19 baristas no Campeonato Brasileiro de Brewers Cup, realizado em Curitiba (PR), de 12 a 14 de outubro, pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”.

Na competição, os 20 baristas empregaram suas técnicas e habilidades para saber quem extrairia o melhor café pelo método filtrado e manual (coado). Cada competidor teve 10 minutos para apresentar a bebida, o método filtrado escolhido e entregar três xícaras, que foram avaliadas pelos juízes. Além do campeão Vuolo, completam o pódio o vice Daniel Vaz, da Five Roasters, do Rio de Janeiro (RJ), e o terceiro colocado Tiago de Mello, da Pato Rei, de São Paulo (SP).

Rubens Vuolo comenta que começou sua preparação para esta competição após seu desempenho em 2022, quando foi finalista. Empolgado com a possibilidade de ser o representante brasileiro em um campeonato internacional, ele começou a pensar no tema e na apresentação que faria. Assistiu as apresentações dos últimos mundiais para analisar tendências e destaques e iniciou seus treinamentos com esse know how.

“Falaram-me, certa vez, que os campeonatos de baristas seriam para escolher um símbolo da nossa profissão, a profissão que escolhi para minha vida e que amo. Pensei que, se tivesse a possibilidade, estaria o mais preparado possível. Desde o início do ano, estou estudando inglês para me preparar ao mundial na eventualidade de conseguir o título. Nos últimos três meses, fui a São Paulo, fiquei com meus coaches Danilo Lodi e Garam Um, na Um Coffee Academy, fazendo um treinamento intensivo para estar preparado e entregar o melhor resultado possível. E ele veio (campeão)”, revela.

Há três anos, Vuolo trabalha, em Cuiabá, ao lado de sua mãe e sócia na Amado Grão, que é uma escola de café, torrefação e cafeteria. “A gente vem exercendo esse trabalho pioneiro para fornecer, ao Mato Grosso, café e serviços de alta qualidade. Também tenho um quadro diário em uma rádio que abrange Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo outra oportunidade de propagar o café especial na minha região. É uma verdadeira honra e tenho muito orgulho desse trabalho”, comenta.

O novo campeão também destaca a importância dos campeonatos de barismo no Brasil para os profissionais da área. “Minha cafeteria é membro BSCA. Tenho honra de participar dos campeonatos realizados pela BSCA e pela ApexBrasil, que são essenciais para toda essa evolução que observamos. Realmente há valorização do nosso trabalho, do nosso cenário, o que faz com que a profissão de barista e a cena dos cafés especiais cresçam no país. Só há méritos, todo mundo ganha”, celebra.

Ele ressalta, ainda, a importância de a organização realizar as transmissões das competições. “Assisti vídeos das finais e dos melhores representantes dos últimos três a quatro mundiais. Isso me engrandeceu como profissional. Tornei-me melhor porque assisti aos melhores da nossa profissão atuando. A transmissão é uma oportunidade de acessarmos conteúdo gratuito e nos qualificarmos, vendo os destaques do barismo agindo e explicando o que fazem. Isso é maravilhoso e essencial para nos tornarmos melhores”, explica.

Em sua apresentação, Vuolo utilizou uma mescla das variedades bourbon rosa, da Fazenda Um, e laurina, da Fazenda Daterra. “Usei a delicadeza, o corpo e tudo o que a laurina consegue entregar em drinkability, na facilidade de beber, e a potência e a explosão do bourbon rosa. Foi um blend que casou perfeitamente e me representou bastante”, conta.

Vuolo salienta, por fim, a importância do contato próximo com os produtores que fornecem café a ele, externando que essa aproximação é uma tendência no segmento, a qual contribui para a evolução de cafeicultores e baristas. “Agradeço a todos os produtores parceiros com quem trabalhamos. Mesmo os que não tiveram o café escolhido para a competição foram muito solícitos, torceram por mim. Nessa relação de troca, vocês fazem parte da minha história como barista e representam o que eu acredito para café”, conclui.

CAFÉ COMPULSÓRIO
Com o objetivo de testar ainda mais a aptidão dos baristas brasileiros, esta edição do Campeonato de Brewers Cup contou com uma novidade, a etapa “café compulsório”, que equivaleu à semifinal da competição. Nela, os 10 baristas classificados receberam os mesmos café e equipamentos, com os quais tiveram que selecionar, na hora, qual método filtrado utilizariam e entregar a xícara preparada para prova às cegas dos juízes. O “café compulsório” selecionado é originário da Indicação de Procedência Norte Pioneiro do Paraná, cultivado na Fazenda Califórnia, e a água oficial, a torre de água e o moedor foram da empresa Bunn. Essa avaliação definiu os seis finalistas do certame.

Esta edição do Campeonato Brasileiro de Brewers Cup teve patrocínio prata da empresa Nude e café oficial da Fazenda Califórnia. Os equipamentos da competição foram fornecidos pela Bunn. O brew bar teve Lucca Cafés Especiais, Pressca, Rituá Café, Pasquali Máquinas e Moka Clube como patrocinadores. O apoio técnico foi da Achega Café e o anfitrião da etapa foi a Supernova Coffee.

CAMPEONATOS BRASILEIROS DE BARISMO
Desde 2016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.

BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é realizado pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que ativamente investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.

Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail [email protected].

SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Internamente, há uma preocupação em fornecer aos colaboradores um ambiente organizacional igualitário e justo. Tal postura foi reconhecida com a certificação Great Place to Work, recebida em 2020.

Fonte: BSCA

Foto: Divulgação BSCA