Rossi determina transferência de estoques oficiais de café para a Conab

Imprimir

Por determinação do Ministro da Agricultura, Wagner Rossi, os estoques governamentais de café sob gestão do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) serão transferidos da Secretaria de Produção e Agroenergia para a CONAB (COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO), em consignação. A autorização foi dada pela portaria 760, publicada hoje no Diário Oficial da União.

Segundo informações, o intuito da determinação foi o de tornar viável a comercialização do café por meio dos via leilões públicos, com o Sistema Eletrônico de Comercialização (SEC) da CONAB. A portaria determina ainda que a Secretaria de Produção e Agroenergia transfira também créditos necessários para a execução desses leilões. Até a decisão de Rossi, quem realiza os leilões era o sistema eletrônico do Banco do Brasil.

A estimativa é de que os estoques totalizem apenas 500 mil sacas de 60 kg. Velho, o produto é considerado depreciado. No início do século XXI, o volume era de aproximadamente 5,6 milhões de sacas. O montante está armazenado em unidades localizadas nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Espírito Santo.

Fonte: Redação Notícias Agrícolas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *