Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) em Três Pontas (MG) conta em sua maioria, com a participação feminina

Imprimir
No dia 05 de setembro, às 8h, no auditório da Cocatrel, em Três Pontas, o Sistema FAEMG, por meio do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, realizou a abertura do Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC). O Programa busca estimular mudanças culturais e promover melhorias contínuas, de forma a agregar valor às atividades da propriedade, auxiliar na gestão e nas tomadas de decisões.

A diretora do Sindicato dos Produtores Rurais de Três Pontas, Laís Reis, já participou do Programa em duas oportunidades e, de acordo com ela, “é um divisor de águas quando os participantes passam a entender a necessidade de ter todas as anotações feitas, ao enxergar que a fazenda também é uma empresa. Nesta turma que iniciou, temos a presença de muitas mulheres que já atuam na área e também mulheres de outras áreas que tem a intenção de auxiliar seus familiares na fazenda, interagindo cada vez mais com o que acontece na propriedade. Nosso intuito com este programa é trazer conhecimento para todos os participantes e para que eles possam fazer parte em breve do ATeG, Assistência Técnica e Gerencial, também oferecido pelo SENAR que traz 4 anos de acompanhamento mensal nas propriedades com o auxílio de um agrônomo totalmente imparcial às grandes empresas de fertilizantes podendo assim, dar a melhor opção ao produtor.”.

Na oportunidade, o novo gerente da regional Lavras, com mudança de sede para Varginha, onde está situado o Centro de Excelência da Cafeicultura do Sistema FAEMG, Caio Oliveira, foi apresentado e marcou presença na abertura do GQC. Caio falou sobre sucessão familiar e apresentou o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), outra oportunidade oferecida pelo Sistema FAEMG, a partir do início do ano que vem. De acordo com o mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Três Pontas, Antônio Afonso de Oliveira, ao todo, serão atendidos 20 produtores de café, em 10 propriedades. Cada uma contará com dois representantes que estão à frente da propriedade ou negócio da família.

O gerente regional Caio Oliveira, apresentando o ATeG aos participantes do GQC (Foto: Divulgação)

De acordo com instrutor do Sistema FAEMG, Jair Montes, o GQC é fundamental para o autoconhecimento e para conhecer os pontos fracos, fortes, fazer levantamento do patrimônio. Além disto, ele contribui na para o cuidado com os recursos humanos, “muitas vezes, os problemas citados pelos produtores são relacionados à mão-de-obra, “mas o Programa contribui em identificar que pode haver é a falta de liderança, diplomacia para lidar com pessoas, além de utilizar ferramentas de administração empresarial e criar uma rotina diária para solução de problemas”.

O grupo é composto, em sua maioria (65%), por mulheres interessadas em desenvolver seus empreendimentos rurais, de forma a buscar a sustentabilidade de seus negócios. De acordo com a esposa do produtor rural Lincoln Diniz, Eliane Pereira, “é uma satisfação fazer parte do Programa. É a segunda vez que faço parte de cursos do SENAR. Quem mexia mais com a parte da fazenda era o meu marido, eu só cuidava da casa, mas com o GQC vi uma oportunidade em entrar no negócio para contribuir em sua gestão e quero aprender a cada dia mais”.

O GQC em Três Pontas será desenvolvido no período de setembro a dezembro, trabalhando a gestão de recursos financeiros, humanos e ambientais. Desta forma, poderá contribuir na redução de custos para o produtor, busca de maior eficiência e transformação dos agricultores em ‘empresários rurais’.

Fonte: Assessoria de comunicação do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos – Regional Lavras (Por Gisele Nishiyama)