Produtor de Cabo Verde (MG) garante o 2º lugar no Cupping 2022

Imprimir
O produtor, Jucemar Alves Moreira, de Cabo Verde, conquistou o 2º lugar no Cupping 2022, na categoria Cereja Descascado. O produtor é bicampeão no concurso. A sua primeira vitória foi em 2021, quando conquistou o primeiro lugar na mesma categoria. A premiação foi entregue aos vencedores na manhã do dia 17/11, em cerimônia na EXPOMINAS, em Belo Horizonte, espaço onde acontece a Semana Internacional do Café.

Das mais de 500 amostras da Regional do Sistema Faemg/Senar em Passos, encaminhadas para o 6º Cupping, três foram classificadas para a semifinal, que selecionou 60 amostras. Entre elas estavam os cafés de Antônio Rodrigues Miranda, de Nova Resende, também bicampeão nesse concurso, Christina Ribeiro do Valle, de Guaranésia e Jucemar de Cabo Verde.  Segundo o supervisor, Rodrigo Elias, a cada ano que passa o Cupping fica mais acirrado para os produtores, com o aumento do número de amostras e da qualidade dos cafés atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café + Forte.

Em período extremamente desafiador para a cafeicultura devido as secas, geadas e chuvas de granizo, o reconhecimento do trabalho é extremamente importante para a continuidade.

Da esquerda para a direita, o técnico do ATeG, Gustavo Moreira, o gerente da Regional de Passos, Roger Coelho, o produtor Jucemar Alves Moreira e o técnico do ATeG, Rafael Dias

O técnico do ATeG, Rafael Antônio Almeida Dias, comemora a vitória do produtor em dois anos consecutivos, o que retrata o empenho de todos os envolvidos na cadeia de produção, apesar das dificuldades vividas entre as duas últimas safras. Em 2021 ele prometeu que o produtor subiria ao palco novamente e conseguiu.

Segundo Jucemar, esse resultado é a mostra do trabalho de muitos anos cuidando da lavoura, do preparo do café no terreiro. “O clima não ajudou muito, mas ainda conseguimos uma boa pontuação. Fico muito feliz em vencer por dois anos consecutivos, pois significa que sabemos cuidar do café. Tenho o apoio do técnico do ATeG, o Rafael Dias, e do meu filho Gustavo”. A expectativa do produtor agora é comercializar o lote do café vencedor por um bom preço, como conseguiu em 2021.

O produtor também conquistou o primeiro lugar no concurso municipal de Cabo Verde, o 8º lugar no concurso de cafés vulcânicos e concorre também pelo concurso da Emater.

Fonte: Assessoria de comunicação do Sistema Faemg Senar em Passos (Por Denise Bueno)