Perdões (MG) recebe evento Café Por Elas e já inicia processo de Concurso de Cafés Especiais

Imprimir
A Associação das Mulheres Agricultoras do Município de Perdões (Amagri) e o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) realizaram o evento Café Por Elas, com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Perdões, no dia 20 de agosto, das 14h30 às 18h, no Mirante Estação Gastronômica.

Para a professora do Instituto Federal Sudeste de Minas, Campus de Bom Sucesso e representante da Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil, Danielle Baliza, o evento trouxe bastante informação técnica e foi fundamental para “conectar provadores, pesquisadores e compradores, além de permitir partilhar e aprender sobre o café. Contamos com a presença de cafeicultores de Ingaí, Candeias, Campo Belo, Lavras e Bom Sucesso. Foi um sucesso, tivemos em torno de 130 inscritos. Aproveitamos para conscientizar os cafeicultores e cafeicultoras sobre a importância de conhecer a qualidade do café que se produz, principalmente para a comercialização, quanto melhor, mais valerá”.

Para a gerente Agro Mulher, Jovem e Inovação do Sistema FAEMG, Silvana Novais, este primeiro encontro contribui para o estímulo ao empreendedorismo e à participação das mulheres. Silvana palestrou sobre Liderança Feminina, mostrando a importância do papel da mulher no agro e quais as oportunidades que o Sistema FAEMG proporciona a elas. De acordo com Silvana, além de partilhar estes conhecimentos, o evento foi importante para lançar o primeiro concurso de cafés especiais de Perdões, “tivemos palestras muito interessantes, conduzidas por pessoas diversificadas. Nele foi lançado o primeiro concurso de cafés do município e todas as amostras vão ser coletadas pelo Sindicato até o dia 23 de setembro.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Perdões, Danilo Vilela, “as amostras deixadas no Sindicato Rural serão devidamente identificadas e lacradas, após a inscrição do produtor. Importante ressaltar que todos os participantes receberão um laudo com a qualidade do café, para servir como parâmetro para as vendas futuras”.

De acordo com a presidente da Amagri, Luciana Arriel, este foi o primeiro evento organizado na área do café, o que para ela foi desafiador. O objetivo foi o de “dar visibilidade às várias mulheres que estão mudando a forma como produzimos, comercializamos, consumimos e nos relacionamos com o café”.

Segundo Luciana, o momento foi importante para a troca de experiências entre as associadas e para as que ainda não conheciam a Associação. Além disto, a percepção que teve é a de que “temos muitas mulheres em busca de mais oportunidades no setor cafeeiro e que o cenário atual necessita de pessoas que busquem alternativas por conhecimento para administrar a sua lavoura e por alternativas autossustentáveis de produção. Neste sentido, a mulher só tem a somar participando mais destas atividades”.

Sobre a realização do concurso de cafés especiais, Luciana, disse que tudo já está sendo preparado, “já temos confirmados Q-Graders renomados e importantes instituições”. Haverá a premiação para os três primeiros colocados e o encerramento está marcado para o dia 05 de novembro, na Fazenda José.

Fonte: Assessoria de comunicação do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos – Regional Lavras (Por Gisele Nishiyama)