Nova fase de consumo deve estimular expansão de cafeterias no Brasil

Imprimir
O Brasil entrará em uma nova fase de consumo de café com a esperada recuperação do crescimento econômico, aponta um estudo realizado pela Euromonitor International. O consumo fora de casa tende a avançar, estimulando a expansão de redes de cafeterias e lojas especializadas em café.

Na avaliação da consultoria, o país está prestes a entrar na terceira onda de consumo do café. Nessa fase, o consumo fica mais sofisticado e as cafeterias e lojas especializadas se forçam a desenvolver novas formas de servir a bebida, para atrair clientela. Os processos automáticos de produção e preparação do café deixam de ser prioridade.

“As empresas passam a investir mais na preparação manual e em processos que exaltam as características de cada grão. A figura do barista ganha relevância e o consumidor passa a ser mais exigente com a qualidade do café consumido”, afirma Angélica Salado, analista sênior da Euromonitor International. Ela cita o Canadá, Holanda, França e Alemanha como países que já vivem essa onda.

De acordo com a analista, existem quatro ondas no mercado consumidor de café. A primeira consiste no aumento do consumo da bebida, mas sem preocupações com a origem e qualidade do grão. A segunda — na qual o Brasil se encontra — é marcada pela especialização e pelo aumento do consumo fora do lar. A diferenciação de cafés por origem e torrefação, o consumo do café em cápsulas em casa são algumas características dessa fase.

No  terceiro estágio, o consumo fica ainda mais especializado. As cápsulas, que são destaque da segunda onda, começam a dar sinais de maturação e a concorrência aumenta bastante em todos os formatos de café. Na quarta onda, o café passa a ser adotado em novas ocasiões de consumo.

“As lojas e cafeterias continuam como uma parte fundamental do consumo, mas o café se expande para outros mercados, em novos formatos e como ingrediente”, diz Angélica. Países atualmente nesta onda incluem Estados Unidos, China, Japão, entre outros.

Na avaliação da analista, os brasileiros apresentam mais preocupação em ter experiências de compra e de consumo diferenciadas, o que estimula o desenvolvimento de produtos para consumo no lar pelas redes de cafeterias. “As redes de cafeterias começam a entrar no varejo com suas marcas próprias, oferecendo a oportunidade de tentar reproduzir, em casa, a experiência da loja. Vemos como exemplos o Suplicy, Octavio, Santo Grão, entre outros. São marcas que conseguiram ampliar o leque de opções do café tradicional em diferentes formatos e com ‘blends’ [misturas] variados”, afirma a analista.

De acordo com a Euromonitor, o consumo dentro e fora do lar seguem tendência de crescimento em volume no Brasil. Em 2018, o consumo fora do lar deve registrar uma alta de 4% em volume. No varejo, o crescimento esperado é de 4%. O volume consumido no varejo é o dobro do registrado fora do lar.

Para 2018, a Euromonitor projeta um crescimento de 3,3% em volume total de vendas, chegando a 1,13 milhão de toneladas. “Apesar dos cenários político e econômico ainda serem muito desafiadores, o mercado segue crescendo no mesmo ritmo que os anos anteriores e acima da média mundial”, afirma Angélica.

Até 2022, estima a consultoria, o consumo no país deve alcançar 1,3 milhão de toneladas, uma alta de 15% em relação a 2018. O consumo de café em grão terá avanço de 19,2%, para 241,6 mil toneladas. Na versão em cápsula, o crescimento previsto é de  34,8%, para 14,5 mil toneladas. O consumo de cafés instantâneos deve subir 6,8%,  para 29,1 mil toneladas. Já para o produto torrado e moído a expectativa é de expansão de 14,1%, para 1,02 milhão de toneladas.

O estudo foi divulgado nesta quarta-feira durante a Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte (MG).

Fonte: Valor Econômico (Por Cibelle Bouças)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

bo togel terpercaya

link togel

bandar togel resmi

situs togel terpercaya

situs togel resmi

bo togel

situs togel online

10 situs togel terpercaya

situs togel tereprcaya

5 bandar togel terpercaya

bo togel terpercaya

agen togel online

agen toto

bo togel terpercaya

agen toto

situs toto

agen toto

bandar togel resmi

bo togel terpercaya

situs toto 4d

situs toto

bo togel terpercaya

situs toto togel