Fenicafé: volume de negócios pode chegar a 300 mi

Imprimir
Os olhos da cafeicultura estiveram voltados durante toda essa semana para a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura – a Fenicafé, que se encerrou nesta sexta-feira (31) em Araguari, no Triângulo Mineiro. O sucesso de mais uma edição foi comemorada pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), entidade que promove todos os anos o evento no Triângulo Mineiro.

Cerca de 25 mil pessoas passaram pela feira, durante os quatro dias de realização. “A primeira etapa da Café Agro se encerra hoje, mas o entretenimento continua com a Expo Araguari, que foi aberta nesta quinta-feira (30) com shows Clayton e Romário(30/03), Israel e Rodolfo (31/03), Matogrosso e Mathias (01/04) e Lucas Lucco (02/04)”, explica Claudio Morales Garcia, presidente da ACA.

Já tradicional na cafeicultura irrigada, a Fenicafé é um local para quem busca informações e ferramentas com o objetivo de aprimorar a produção no campo. É referência para o produtor que busca qualidade na produção. A feira agrega também mais dois outros eventos: o 25ª Feira de Irrigação em Café do Brasil e o 23º Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada, que tem por objetivo a discussão e a divulgação de técnicas e pesquisas relacionadas à cafeicultura irrigada.

Segundo a superintendente do evento, Maria Cecília de Araújo, meses de preparação resultaram no sucesso total da Fenicafé 2023, que se destaca pelo conteúdo técnico das palestras realizadas. “Nossa equipe está sempre empenhada em apresentar o que há de mais moderno no setor da cafeicultura. Para isso, trabalha durante todo o ano para apresentar um evento cada vez mais atrativo tanto para as empresas que expõem seus produtos, bem como, para os produtores que veem a Araguari em busca de informação”, detalha, dizendo que visitantes de mais de 200 cidades brasileiras visitam Araguari durante a feira.

Simpósio – “O foco principal das palestras neste segundo dia de Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura – está voltado para a irrigação, apresentando ferramentas da cafeicultura digital, com a ênfase no uso racional da água”, explica o professor Dr. André Luís Teixeira Fernandes, pró-reitor de pesquisas da Uniube e coordenador do simpósio. O Simpósio Brasileiro de Cafeicultura Irrigada tem por objetivo a discussão e a divulgação de técnicas e pesquisas relacionadas à cafeicultura irrigada.

Feira de máquinas, ferramentas e produtos – Além de ser um polo de conhecimento e divulgação de novas técnicas, a Fenicafé também é uma vitrine de exposição de máquinas, implementos e ferramentas tecnológicas voltadas para a agricultura. “Aqui, os expositores fazem o primeiro contato com os produtores. É uma maneira de mostrar seus produtos e como eles funcionam diretamente ao consumidor final. Normalmente a maioria dos negócios é fechado pós-evento”, detalha dizendo que cerca de 300 mi em negócios serão contabilizados nestes quatro dias de feira.

Assim como em 2022, a Fenicafé faz parte da Café Agro, que soma mais de uma semana de atrações com a ExpoAraguari. O evento é promovido pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.

Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: @fenicafe – www.fenicafe.com.br. @fenicafe – www.youtube.com/fenicafeari.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fenicafé