Fenicafé leva tecnologia e aproxima produtores do mercado

Imprimir
Foi aberta na manhã dessa terça-feira (28), em Araguari, Minas Gerais, a 26ª edição da Fenicafé – Feira Nacional da Cafeicultura Irrigada. Em pronunciamento, o presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), Cláudio Morales, aproveitou a presença de senadores, deputados federais e estaduais, para pedir ajuda ao setor em três pontos considerados os mais essenciais da atualidade. “Estamos aqui em uma extensa área de irrigação. Logo, temos que rever a Lei do Barramento. Ao mesmo tempo, nós, agricultores, não aguentamos mais estes juros altos. Está insuportável o tamanho dos juros que estamos pagando no Brasil. E também não queremos aqui em Minas Gerais voltar a enfrentar problemas com invasores de terras. Então, eu peço a vocês uma atenção especial a esses três pontos”.

O presidente da ACA destacou ainda que a Fenicafé, organizada pela associação em parceria com outras entidades, é a maior feira de cafeicultura irrigada do mundo, que exalta os mais de 50 anos da atividade no cerrado de Minas Gerais.

“Queremos comemorar essa evolução com um grande desejo de continuar crescendo, e a Fenicafé faz isso através de uma programação diversa, proporcionando uma rica troca de conhecimento que conecta, gera oportunidades e dá acesso a mercados e negócios a toda a cadeia produtiva”, disse Morales.

Como lembra o presidente da ACA, Minas Gerais é o maior produtor e exportador de café do país. “Mas nosso desafio é ir além, oferecendo as condições necessárias para que cada vez mais cafeicultores sejam incluídos nesse segmento, na produção de café com valor agregado, que traz rentabilidade. A Fenicafé cumpre esse papel, na medida em que coloca os produtores em contato com novas tecnologias de plantio, irrigação, colheita, beneficiamento de safra e preparo da bebida, além de aproximar o setor produtivo do mercado”.

A Fenicafé – Promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), a Fenicafé congrega simultaneamente três eventos, o 26º Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura no Cerrado, a 25ª Feira de Irrigação em Café do Brasil e o 23º Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. O evento segue até sexta-feira(31), no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, em Araguari, no Triângulo Mineiro. O evento faz parte da programação da Café Agro, que começa com o conteúdo técnico da Fenicafé e se encerra com os shows da ExpoAraguari: Clayton e Romário(30/03), Israel e Rodolfo (31/03), Matogrosso e Mathias (01/04) e Lucas Lucco (02/04).

Fenicafé 2023 – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura
Dias: 28 a 31 de março de 2023
Local: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco
Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: @fenicafe – www.fenicafe.com.br. @fenicafe – www.youtube.com/fenicafeari

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fenicafé e foto de Henrique Vieira