Exportações da Índia devem cair diante baixa produção e estoques

Imprimir

As exportações de café da Índia deverão declinar em 16,7%, para 240.000 toneladas em 2011-12 (de outubro a setembro), devido à menor produção e aos baixos estoques que restantes da safra anterior, informou o último relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

A Índia, maior exportador de café da Ásia, deverá exportar 288.600 toneladas em 2010-11, safra que termina em setembro desse ano. "As exportações deverão declinar para 4 milhões de sacas de 60 quilos (240.000 toneladas) em 2011-12, considerando os baixos estoques restantes da safra anterior e a menor produção".

A produção total de café do país poderá cair levemente, para 288.600 toneladas (4,81 milhões de sacas) em 2011/12, contra 305.000 toneladas (5,08 milhões de sacas) na safra anterior. Até mesmo os estoques restantes foram previstos em apenas 1.080 toneladas (18.000 sacas).

Doenças do café, como a broca, por exemplo, continuam afetando os rendimentos de na produção de café. De acordo com o USDA, as exportações de café poderão cair do nível recorde desse ano devido aos menores preços internacionais do café, o que poderia reduzir a demanda dos importadores por café indiano. "Entretanto, se a demanda internacional permanecer forte, as exportações poderão aumentar à custa do consumo doméstico".

Embora a disseminação de cafeterias esteja ajudando a introduzir uma nova geração de indianos a produtos premium de café, as fortes exportações resultaram em níveis domésticos reduzidos de consumo.

Na atual safra, os fortes preços globais levaram os compradores externos a aumentar suas compras de café indiano, à medida que eles buscam por novas opções de oferta, disse USDA. O café robusta tem uma boa reputação entre os compradores internacionais. A Europa continua sendo um importante destino para o café indiano. A reportagem é do The Economic Times, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

Fonte: CaféPoint

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *