Apex-Brasil e entidades projetam US$ 254 milhões em negócios no Projeto Fórmula Indy em Indianápolis

Imprimir

 • Ação promocional desenvolvida pela Agência e seus parceiros no próximo domingo, nas 500 Milhas de Indianápolis, terá a participação de seis entidades setoriais, 17 empresas brasileiras e 46 estrangeiras

• Seis grifes brasileiras exibirão suas mais novas peças para empresários, jornalistas, compradores e estudantes de moda na quinta-feira, 26 de maio

O Projeto Fórmula Indy, inovadora plataforma de promoção comercial criada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), deve render às empresas brasileiras US$ 254 milhões em negócios decorrentes das ações realizadas na centésima edição das tradicionais 500 Milhas de Indianápolis. A estimativa leva em conta negócios a serem acertados tanto no fim de semana da prova (a ser disputada no próximo domingo, 29 de maio), como nos 12 meses seguintes à corrida.

A expectativa é de que o valor total de negócios a serem gerados pelo Projeto Fórmula Indy durante a temporada de 2011 chegue à cifra dos US$ 700 milhões. Nos dois primeiros anos do Projeto, as ações na Fórmula Indy renderam às empresas brasileiras negócios da ordem de US$ 960 milhões.

Participam das ações promocionais em Indianápolis 17 empresas brasileiras e 46 estrangeiras de diversos setores da economia, como moda, alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, casa e construção civil e tecnologia da informação, entre outros.

Seis entidades setoriais também estarão presentes no espaço montado pela Apex-Brasil em Indianápolis: Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM) e Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC).

No espaço montado pela Apex-Brasil para receber os empresários, serão servidos alimentos e bebidas brasileiros, como sucos, cafés e vinhos fornecidos pelo Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), além de balas, chocolates e biscoitos.

“As empresas brasileiras já perceberam a importância de participarem de ações promocionais em eventos de grande porte nos Estados Unidos, onde há um ambiente que facilita a realização de negócios. As ações do Projeto Fórmula Indy na centésima edição das 500 Milhas darão grande visibilidade aos produtos e serviços brasileiros no mercado norte-americano”, acredita o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges. A expectativa da organização é de que 400 mil pessoas estejam no autódromo no domingo. Trata-se do maior público para um evento esportivo de apenas um dia em todo o mundo.

Moda brasileira desfila em Indianápolis

A moda brasileira será o centro das atenções em Indianápolis na semana que antecede as 500 Milhas. Como parte do Projeto Fórmula Indy, na quinta-feira, 26 de maio, seis grifes brasileiras exibirão suas coleções mais recentes em um desfile promovido pela organização beneficente Cara Charities. Participarão do evento, organizado por ABIT e ABEST, mais de 800 convidados, entre compradores, empresários, jornalistas e estudantes norte-americanos.

Em 2011, o Brasil será responsável por todas as peças de roupa que serão exibidas nas passarelas em Indianápolis, onde serão vistos vários estilos diferentes, de vestidos de gala e tricô a jeans, passando por fitness e camisas sociais. Participam da ação as marcas Marcelo Quadros, Cecilia Prado, Lolitta, Brasil Roxx, Bia Brasil e Dudalina.  A organização e concepção do desfile ficou a cargo da estilista brasileira Tereza Santos, da TS Studio.

Tecnologia da informação

A BRASSCOM e seus associados levarão nove executivos do setor de tecnologia da informação (TI) para a etapa de Indianápolis do Projeto Fórmula Indy. O objetivo da ação é divulgar as vantagens competitivas do Brasil na prestação de serviços terceirizados a outros países, incluindo incentivos fiscais, diferenciais educacionais, atuação sofisticada em segmentos de indústria, aspectos culturais e logísticos.

O estreitamento do relacionamento entre executivos brasileiros e norte-americanos pode impulsionar as exportações da indústria brasileira de TI. “O mercado brasileiro de TI é grande, sofisticado e inovador. O mundo precisa conhecer os nossos diferenciais de sistemas avançados em finanças, governo eletrônico, motores flex, gestão informatizada de produção agrícola, visualização de reservas de petróleo e gás e automação de manufatura”, afirma Antonio Gil, Presidente da BRASSCOM.

Etanol brasileiro abastece os carros da Fórmula Indy

Fortalecendo sua liderança mundial na produção de energia limpa e renovável, o Brasil vem marcando presença na Fórmula Indy também por meio do fornecimento do etanol de cana-de-açúcar como combustível para todos os carros competidores nas temporadas de 2009, 2010 e 2011.

Projeto Fórmula Indy

A presença brasileira na Fórmula Indy se confirma como uma oportunidade diferenciada para facilitar a entrada de produtos e serviços brasileiros nos Estados Unidos, sobretudo nas regiões do mercado em que as atividades tradicionais de promoção comercial, como feiras, não atingem os compradores desejados.  "A Fórmula Indy é um esporte mobilizador de diferentes segmentos da opinião pública que, além do contato com as grandes corporações que participam do evento, proporciona grande visibilidade às empresas brasileiras integrantes do Projeto, com uma alta exposição de marcas, produtos e serviços, fortalecendo a imagem do Brasil no mercado norte-americano", conclui Mauricio Borges.

Além das 13 corridas nos Estados Unidos, são realizadas ainda outras provas, no Canadá, Japão e Brasil.

 

Apex Brasil – site – Porto Alegre/RS – NOTÍCIAS – 25/05/2011

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *