Do campo à xícara: Roteiro especial apresenta potência da cafeicultura de Rondônia

Imprimir

Com foco em apresentar as histórias, a sustentabilidade e quebrar paradigmas, o roteiro turístico da Coffea Trips é especialmente para os apaixonados por café. Cruzar as fronteiras de Rondônia, conhecendo pelo menos cinco produtores que apostam em sustentabilidade e qualidade, é o grande destaque da viagem que já tem a próxima data de partida: dia 26 de setembro.

Kelly Stein, jornalista, entusiasta do café e porta-voz da Coffea Trips é a responsável por apresentar pessoalmente o resultado de pesquisa e ciência aplicada nas áreas da Amazônia. “Instituições comprovam cientificamente que os Robustas Amazônicos são amigos da floresta, dos trabalhadores e dos povos originários. Depois de muita imersão e estudos, chegou a hora de dividir esses encantos”, afirma.

Com investimento em tecnologia e sustentabilidade, o produtor de café em Rondônia, além de avançar com a produtividade, também viu a “chave” virar quando a qualidade dos robustas amazônicos passou a chamar atenção. Segundo a Conab, o estado deve produzir 3,1 milhões de sacas na safra em andamento e repetindo os últimos anos, a expectativa está elevada para a qualidade da bebida.

Para Enrique Alves, pesquisador da Embrapa, a descoberta do perfil sensorial e da qualidade dos robustas amazônicos pode ser considerada uma grande revolução para o avanço da produção e abertura de novos mercados para o Brasil.

Por:  Virgínia Alves

Fonte:  Notícias Agrícolas