Dados da Associação Brasileira da Indústria de Café mostram aumento de vendas no primeiro quadrimestre do ano

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A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em parceria com a Horus, empresa de inteligência de mercado que coleta mais de um milhão de notas fiscais mensalmente nos pontos de venda do varejo, apresenta os dados referentes ao primeiro quadrimestre de 2023 no setor cafeeiro.

As informações mostram aumento de 5,81% nas vendas do varejo entre os meses de janeiro a abril, em comparação ao mesmo período no ano passado. Em 2022, foram vendidas 4,42 milhões de sacas. Neste ano, o canal alcançou a marca de 4,68 milhões. Esses dados não incluem canais como hotéis, restaurantes, licitações e consumo fora do lar. Com a proximidade do inverno, há expectativa de um aumento ainda maior nas vendas. Com o frio chegando, é comum se observar um crescimento de até 30%.

Os dados por região brasileira apontam que o Sul, o Norte e o Nordeste registraram um crescimento nas vendas acumuladas, com, respectivamente, aumentos de 11%, 38% e 8%.

Café está mais presente nas compras

Os números revelam, também, maior presença do produto nas compras no varejo, especialmente, no Atacarejo, canal onde essa incidência chegou a 9,9% em abril, 0,6% a mais do que ano passado. Quando analisado por região, o Nordeste, seguido do Norte, mostraram maior incidência em relação a 2022, com acréscimos de 1,6% e 2,1%, respectivamente. O alimento está mais presente nos carrinhos nas classes D e E, saindo de 8% no ano passado, para 9,2% atualmente.

O Atacarejo também foi o canal onde se gastou mais em café, com ticket médio de R$20,93. A região Centro Oeste foi a que apresentou o maior gasto por compra, com uma média de R$22,98, seguida pelo Sul, com R$20,27. Já as classes A e B, foram as que mais gastaram com o produto, R$19,92, seguida dos públicos D e E, que desembolsaram, em média, R$19,39.

Aumento de preço em todas as categorias

Os dados coletados mostram que, em comparação a abril passado, os cafés de todas as categorias passaram por aumento de preço, com o Superior liderando, 16,96% mais caro. Os Tradicionais/ Extrafortes e o Gourmet tiveram aumento de preço de, respectivamente, 1,68% e 9,08%.

Legenda:

C&C = cash and carry (atacado, atacarejo para o publico)
AS 1 – 4 (check outs 1 a 4, caixas registradoras do mercado)
AS 5+ (idem, mas com 5 ou mais)

Fonte: Assessoria de Imprensa | Usina da Comunicação