Dados da Associação Brasileira da Indústria de Café mostram aumento de vendas no primeiro quadrimestre do ano
As informações mostram aumento de 5,81% nas vendas do varejo entre os meses de janeiro a abril, em comparação ao mesmo período no ano passado. Em 2022, foram vendidas 4,42 milhões de sacas. Neste ano, o canal alcançou a marca de 4,68 milhões. Esses dados não incluem canais como hotéis, restaurantes, licitações e consumo fora do lar. Com a proximidade do inverno, há expectativa de um aumento ainda maior nas vendas. Com o frio chegando, é comum se observar um crescimento de até 30%.
Os dados por região brasileira apontam que o Sul, o Norte e o Nordeste registraram um crescimento nas vendas acumuladas, com, respectivamente, aumentos de 11%, 38% e 8%.
Café está mais presente nas compras
Os números revelam, também, maior presença do produto nas compras no varejo, especialmente, no Atacarejo, canal onde essa incidência chegou a 9,9% em abril, 0,6% a mais do que ano passado. Quando analisado por região, o Nordeste, seguido do Norte, mostraram maior incidência em relação a 2022, com acréscimos de 1,6% e 2,1%, respectivamente. O alimento está mais presente nos carrinhos nas classes D e E, saindo de 8% no ano passado, para 9,2% atualmente.
O Atacarejo também foi o canal onde se gastou mais em café, com ticket médio de R$20,93. A região Centro Oeste foi a que apresentou o maior gasto por compra, com uma média de R$22,98, seguida pelo Sul, com R$20,27. Já as classes A e B, foram as que mais gastaram com o produto, R$19,92, seguida dos públicos D e E, que desembolsaram, em média, R$19,39.
Aumento de preço em todas as categorias
Os dados coletados mostram que, em comparação a abril passado, os cafés de todas as categorias passaram por aumento de preço, com o Superior liderando, 16,96% mais caro. Os Tradicionais/ Extrafortes e o Gourmet tiveram aumento de preço de, respectivamente, 1,68% e 9,08%.
Legenda:
C&C = cash and carry (atacado, atacarejo para o publico)
AS 1 – 4 (check outs 1 a 4, caixas registradoras do mercado)
AS 5+ (idem, mas com 5 ou mais)
Fonte: Assessoria de Imprensa | Usina da Comunicação