Coopercam participa de reunião emergencial sobre os impactos causados pelas chuvas de granizo nas lavouras de café

Imprimir
A forte chuva de granizo que castigou lavouras de café no Sul de Minas no início deste mês foi tema de reunião emergencial no dia 11 de novembro, em Alfenas. Iniciativa do Deputado Federal Emidinho Madeira, presidente da Frente Parlamentar do Café, e do ConCafé, o encontro reuniu representantes de entidades ligadas ao setor, como o Ministério da Agricultura, Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Emater e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg).

Um dos munícipios mais atingidos pelo granizo, Campos Gerais foi representada por José Márcio Rocha e José Afonso Gomes, respectivamente presidente e diretor administrativo da Cooperativa dos Cafeicultores de Campos Gerais e Campo do Meio (Coopercam). De forma geral, o objetivo da reunião emergencial foi discutir medidas e orientações para auxiliar os cafeicultores atingidos pelas chuvas de granizo no Sul de Minas.

De acordo com o presidente da Coopercam, de forma mais específica, a reunião teve como propósito reunir “forças para conseguir taxas menores nas linhas de crédito aos produtores afetados pela chuva de granizo. Outro ponto importante discutido foi sobre seguro rural, já que os participantes acreditam que deve haver uma orientação melhor aos produtores sobre os seguros disponíveis, já que muitos desconhecem os seus benefícios”.

Para José Márcio Rocha, é imprescindível que os governos federal e estadual auxiliem os produtores. “Além do café ser um produto importante do agronegócio brasileiro, muitos cafeicultores são pequenos produtores e podem ter suas rendas seriamente prejudicadas. Todos os setores precisam, de fato, se reunir e fazer o melhor pela cafeicultura do Sul de Minas”.

Em continuidade aos assuntos discutidos durante a reunião, um novo encontro será realizado nesta quinta-feira, dia 17 de novembro, em Belo Horizonte, durante a Semana Internacional do Café (SIC).

Fonte: Sakey Comunicação