Consumo de cafés especiais no Brasil pode dobrar em 5 anos

Imprimir

Raul destacou que o Espírito Santo é o maior produtor de café robusta (conilon) do Brasil e o segundo maior produtor de café arábica, só atrás de Minas Gerais

Um mercado em alto crescimento. Daqui a cinco anos, 10 em cada 100 brasileiros vão consumir cafés especiais. A estimativa é que o mercado consumidor no país salte dos atuais 5% para 10% – dobre. É o que aponta o fundador da rede de cafeterias Terrafé, Raul Guizelini, que ministrou a palestra “O Mercado de Cafés Especiais no ES”, na Semana Nacional do Café (Coffees), em Vitória.

“A estimativa é que o consumo de Cafés Especiais no Brasil dobre em cinco anos, e o Espírito Santo tem vantagens para se destacar ainda mais nesse mercado. Nosso estado está localizado no Sudeste, próximo aos grandes centros consumidores”, lembrou Raul. Ele explicou que a vantagem geográfica do ES é muito significativa, pelo fato da região produtora de cafés estar próxima à Região Metropolitana, facilitando a logística de entrega.

Com 5% de consumo, o Brasil ainda está muito longe de outros mercados, como os dos países nórdicos (Dinamarca e Finlândia, por exemplo), onde o consumo de Cafés Especiais chega a 70%. “Ainda estamos na fase de aculturamento sobre os Cafés Especiais, ou seja, de apresentação às pessoas, e esse movimento tem que partir das cafeterias, torrefações e marcas de café. Somente quando a gente disponibiliza matéria-prima de qualidade é que conseguimos fazer com que os clientes se apaixonem pelos cafés”, afirmou.

Raul destacou que o Espírito Santo é o maior produtor de café robusta (conilon) do Brasil e o segundo maior produtor de café arábica, só atrás de Minas Gerais. “A cadeia do café têm uma importância fundamental para o Espírito Santo. Ela é a segunda maior cadeia econômica do Estado e a que mais gera empregos. O café ainda tem o diferencial da capilaridade porque alcança o interior, sobretudo a agricultura familiar. O petróleo, por exemplo, que é a maior cadeia do Espírito Santo, se limita aos grandes centros”, comparou.

O fundador da Terrafé destacou, ainda, as perspectivas positivas do mercado. “Estamos em um mercado de alto crescimento. Isso gera desenvolvimento, oportunidades e empregos, e para nós é um privilégio estarmos inseridos na cadeia do café”, diz.

Fonte: ES 360

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

bo togel terpercaya

link togel

bandar togel resmi

situs togel terpercaya

situs togel resmi

bo togel

situs togel online

10 situs togel terpercaya

situs togel tereprcaya

5 bandar togel terpercaya

bo togel terpercaya

agen togel online

agen toto

bo togel terpercaya

agen toto

situs toto

agen toto

bandar togel resmi

bo togel terpercaya

situs toto 4d

situs toto

bo togel terpercaya

situs toto togel