Colômbia: redução de 39% nas importações de café

Imprimir

A produção de café na Colômbia segue dando mostras de recuperação. Pelo menos, é assim que veem os diretores do Comitê de Cafeicultores de Caldas diante da redução de 39,1% nas importações do grão entre janeiro e abril passados.

Segundo relatórios do Departamento Administrativo Nacional de Estatísticas (DANE) da Colômbia, durante os primeiros quatro meses do ano, as importações de café somaram US$ 63,8 milhões frente aos US$ 104,7 milhões no mesmo período de 2012. Em volume, a redução foi de cerca de 200 mil sacas de café importadas.

Eugenio Vélez Uribe, membro principal por Caldas do Comitê Nacional de Cafeicultores, disse que o resultado é positivo, pois mostra que a produção melhorou.

No entanto, explica que, apesar de muitos críticos dizerem que as compras externas afetam os produtores nacionais, vale recordar que são necessárias, já que quase toda a produção de café da Colômbia é exportada e não é destinada ao consumo interno.

“O nosso consumo se abastece dos subprodutos, pois se quiséssemos consumir o mesmo café exportado, teríamos que pagar preços mais altos. Importar é uma necessidade e não creio que afete aos produtores, mas sim, mostra uma produção melhor”.

O presidente do Comitê Departamental, Marcelo Salazar, ressalta que as importações de café pela Colômbia de outras origens de café arábica têm sido legais e não afetam os produtores de café. Além de serem necessárias para abastecer o consumo interno que está entre 1,2 milhão e 1,5 milhão de sacas por ano.

“O ideal seria que a produção fosse suficiente para exportar o necessário e para o consumo do país, mas lembremos também que a produção colombiana não supre a necessidade de consumo interno de café arábica. É importante esclarecer que as importações legais são somente de café arábica, não de café robusta”, disse Salazar.

A redução nas importações se complementa com os aumentos na produção e as exportações de grão, de 35% e 28%, respectivamente, segundo registros da Federação Nacional de Cafeicultores no primeiro semestre. Dessa forma, a produção passou de 3,6 milhões de sacas no período de janeiro a junho do ano passado para 4,9 milhões de sacas no mesmo período desse ano. Além disso, as vendas externas do primeiro semestre aumentaram de 3,4 a 4,3 milhões de sacas. A reportagem é do Lapatria.com, traduzida pelo CaféPoint.

Cafe Point

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

bo togel terpercaya

link togel

bandar togel resmi

situs togel terpercaya

situs togel resmi

bo togel

situs togel online

10 situs togel terpercaya

situs togel tereprcaya

5 bandar togel terpercaya

bo togel terpercaya

agen togel online

agen toto

bo togel terpercaya

agen toto

situs toto

agen toto

bandar togel resmi

bo togel terpercaya

situs toto 4d

situs toto

bo togel terpercaya

situs toto togel