Apresentar, aos brasileiros e a um seleto grupo de estrangeiros, a qualidade, a diversidade e, principalmente, sustentabilidade e o processo de rastreabilidade dos cafés do Brasil. Esse foi o objetivo da participação do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) no Rio Coffee Nation, realizado, de 20 a 22 de outubro, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro (RJ).

“Realizamos dezenas de ações internacionais de promoção da cafeicultura nacional e de todo seu respeito aos critérios ambientais, sociais e econômicos, mas também entendemos que é necessário trazer essas informações a nosso mercado, que, muitas vezes, carece dessas notícias para se atualizar e ficar contextualizado com a realidade de consumo que o mundo demanda, com foco intenso e crescente nos critérios ESG”, revela Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé.

Tendo como um de seus pilares a visibilidade para os pequenos produtores, o Rio Coffee Nation contou com exposição de mais de 50 produtores de diversas regiões cafeeiras do Brasil e de importadores, torrefadores e industriais internacionais.

A programação do evento contou, ainda, com palestras, oficinas de gastronomia (preparo de drinks e pratos feitos com café), workshops (introdução ao consumo; como abrir uma cafeteria; como harmonizar cafés, etc.) e degustações.

Fonte: Cecafé