Casal cultiva café no meio da floresta no Sul de Minas

Imprimir
Esse sistema se chama agrofloresta e tem várias vantagens para o produtor rural

Já pensou em ter uma floresta no meio da lavoura? Valmor dos Santos e Adriane dos Santos aplicaram esse sistema em um cafezal em Bueno Brandão, no Sul de Minas. Além do agronegócio, eles tinham a preocupação de preservar a natureza com matas ciliares e recuperação de nascentes.

“A ideia da agrofloresta é trazer a floresta para dentro do cafezal, ou seja, toda aquela lógica, aquela saúde aquele equilíbrio junto com uma cultura comercial que no nosso caso é o café”, explicou Valmor. O café sombreado é cultivado junto com bananeiras e goiabeiras, que além de gerar lucro extra ao produtor já protegeu a plantação de três geadas que teriam acabado com o cafezal.

 

Segundo a extensionista da Emater, Luana de Cássia Simões, a agrofloresta é um modelo de cultivo para pequenos produtores, que priorizam a qualidade do café ao invés da quantidade. E embora a produtividade seja menor nessas condições, vantagens como a qualidade, o lucro extra com a plantação de espécies frutíferas e o controle facilitado de plantas daninhas, compensam a produção e aplicação da técnica.

Fonte: Rede GloboFoto: EPTV