Campinas recebe a 8ª Edição do Campeonato Brasileiro de AeroPress

Imprimir
São dois dias de evento com 48 competidores de todo o Brasil, workshops, palestras, feira de pequenos produtores, convidados internacionais,

Programa ideal para quem gosta de café, quer aprender mais e encontrar produtores, donos de cafeteria e torrefações! A oitava edição do Campeonato Brasileiro de AeroPress (CBA) conta com uma programação rica em conteúdo, feirinha com pequenos produtores, torrefações e cafeterias a partir das 9h nos dois dias de evento – 28 e 29 de outubro.

O evento aberto ao público (gratuito) será no CIS Guanabara, em Campinas (estação da Mogiana, inaugurada em 1893) e contará com convidados internacionais e também com a Primeira Barista Indígenas do Brasil, Celesty Suruí. Além disso, temas como “plantar água”, agricultura regenerativa e Amazônia estão na programação imperdível!

“Celebrar o café e fazer festa é ótimo, mas aprender e ajudar a comunidade cafeeira crescer é melhor ainda. O principal objetivo é ir além da competição, e, com certeza, fortalecer a comunidade do café no Brasil.”, afirma Kelly Stein, jornalista e empreendedora responsável pelo CBA Brasil.

O que é AeroPress?
É um método de preparo de café criado em 2005 por Alan Adler, um fabricante de brinquedos nos Estados Unidos. Fisicamente falando, consiste em uma câmara de infusão e em um êmbolo móvel que pressiona o conteúdo da câmara contra um filtro que pode ser de papel e ou metal.

“Trata-se de um método que extrai o melhor do café através de infusão (parecido com a Prensa Francesa), com a vantagem de se poder usar filtro de papel. Por sofrer uma certa pressão por conta do vácuo do embolo, o resultado final é um café coado com uma potência que lembra um espresso. delícia! Só experimentando para saber”, afirma Kelly.

Como funciona o Campeonato de AeroPress?
Os competidores não precisam ser profissionais do café para participar, basta gostar da bebida e ousar em receitas usando o mesmo método de extração: a AeroPress. Uma parte curiosa é o fato de que todos os competidores recebem o mesmo café e vão usar a mesma água.

O vencedor de cada rodada precisa agradar o paladar da comissão julgadora. Sem discursos ou apresentações elaboradas como é comum em competições do mundo do café. O objetivo é apenas surpreender no perfil sensorial do café servido.

Serão 10 juízes entre eles estão importantes nomes como: Marco de la Roche, Maria Mion, Karina Barreto, o norte-americano Joel Eastlick, etc. No estilo “mata-mata”, o competidor passa para a próxima rodada quando convencer o paladar exigente dos juízes. “Além de desafiar as habilidades técnicas dos competidores, queremos trazer diversão e leveza na competição. Então, todo o público em geral – mesmo quem não entende de café – está convidado para animar nossa competição”, convida Kelly.

O campeão ou campeã terá como premiação:
Representar o Brasil no World AeroPress Championship em 2023 em Melbourne, Austrália com passagem aérea e hotel com café da manhã pago por 3 dias;

Viagem para Colômbia com patrocínio de KNOW WHERE COFFEE e COFFEA Trips;

Chaleira BONAVITA

Moedor COMANDANTE.

Segundo e terceiro lugar:

Experiência COFFEA Trips na cidade de Campinas ou São Paulo;

Chaleira BONAVITA;

Moedor COMANDANTE.

Sobre o Campeonato Mundial de AeroPress

Surgiu em Oslo, na Noruega em 2008. A cada novo ano/edição, o evento reúne pessoas do mundo inteiro (mais de 90 países) para buscar receitas diferentes de extração de café usando o mesmo método de preparo AeroPress. “Todos estão convidados independente de ser profissional do café ou da idade. O foco é aprender mais sobre esse universo de uma forma bem divertida”, explica.

Tema do Ano – Amazônia
Dando sequência ao tema Água, abordado em 2022, a organização seguiu os rios voadores que nascem na Amazônia brasileira para falar de biodiversidade e sustentabilidade. E como isso está ligado ao café? Em tudo! “Se não tem água no campo, não há café. Se não tem água na cidade, não existe café”, conta Kelly.

O artista convidado é Kambô Kambocito, de Belém do Pará, responsável pela criação do pôster oficial. Com olhar contemporâneo sobre a Amazônia, ele já ganhou prêmios e defende que seu trabalho registra uma “Amazônia etno futurista”. O pôster trará o tema Amazônia imerso no universo do café e da Aeropress. Uma mistura da paleta de cores amazônicas, com cultura tradicional e tecnologia, já que o pôster terá realidade aumentada quando visualizado por algum dispositivo como celulares, tabletes e ou computadores.

Temas como: Cafeicultura Regenerativa, café na comunidade indígena Paiter Suruí (aldeia da ativista Txai Suruí), a tecnologia por trás dos cafés descafeinados e o projeto de Regeneração da marca de leite vegetal NAVEIA são alguns das atrações da programação. Tudo será transmitido ao vivo durante os dois dias no Youtube do COFFEA.

Projeto Social de Formação de Baristas Indígenas
Principal objetivo é incluir os povos originários no cenário de café dentro e fora do Brasil, oferecendo formação profissional, treinamento e dando ferramentas para que esses profissionais comecem a participar de campeonatos de barista.

O projeto nasceu em 2022 com a parceria entre a empresa COFFEA Trips, Helga Andrade e a indígena Celesty Suruí, da etnia Paiter Suruí. Parte do dinheiro arrecadado com a venda do café oficial será destinado para o Projeto Social de Formação de Baristas Indígenas com foco na aldeia Lapetanha, Cacoal – Rondônia. A iniciativa conta com o apoio e suporte da Associação Kanindé e com líderes da etnia Paiter Suruí.

Responsável CBA
Há 14 anos dinamizando o mercado do Café, a jornalista Kelly Stein é reconhecida como uma das mais experientes profissionais do tema no Brasil e no mundo. Na edição passada, entrou como sócia e agora é detentora dos direitos legais no país.

Correspondente internacional das revistas Standart Magazine, Barista Magazine e STIR Tea&Coffee Magazine, além de ter reportagens publicadas em veículos nacionais como a Revista Espresso, recebeu prêmios nacionais e internacionais por sua especialidade em “café”.

Idealizadora do primeiro podcast de café do Brasil, e o primeiro podcast bilíngue do mundo sobre café – o COFFEA – focada em experiências do café no meio urbano e rural – dirige a COFFEA Trips – empresa especializada em Turismo do Café.

Equipe CBA 2023
Helga Andrade – Turismóloga, Mestre em Gestão de Cadeias Produtivas, Especialista em Cafeicultura, Degustadora certificada Q Arabica Grader e Barista certificada SCA. Dará orientação aos competidores, alinhamento das regras como juíza técnica que garantirá o cumprimento das normas durante a competição.

Márcio Santos – Sócio proprietário da MUY Café, uma empresa 100% torrefação na cidade de Goiânia, desenvolvedor e sócio de uma consultoria de branding premiada. Fará palestra sobre processo de desenvolvimento de qualidade do café oficial, calibragem dos juízes e também será responsável pelo voto final em caso de empate (Head Judge).

Alessandro Guieiro – Engenheiro Agrônomo, Pós Graduado em fertilidade do solo e nutrição mineral de plantas, especialista em Microbiologia do solo. Vai ministrar palestra, mediar cuppings para compradores e degustação para o público com cafés das fazendas participantes do evento.

Thiago Motta – Professor de química na cidade de Goiânia desde 2002. Foi consultor de água da Copa KOAR 2022 e 2023. Atualmente divide seu tempo entre a sala de aula e os estudos ligados à química do café. Compõe a equipe da Escola de Barista em Goiânia, lecionando temas relacionados a Água e Café e Ciência da Extração.

MUY CAFÉ – torrefação oficial gerenciada pelo mestre de torra Márcio Santos. Localizada em Goiânia, Goiás.

Convidados Internacionais Confirmados:
Joel Eastlick da Eastleack Roastery e Importadora Yellow Roaster, Americano, atua em duas frentes: como mestre de torra e como comprador de café verde de quatro países principais: Brasil, Guatemala, Colômbia e Peru. Será palestrante e também juiz do campeonato.

Fonte: CBA Via Noticias Agricolas