Café especial: vêm aí os campeonatos brasileiros de cup tasters, brewers e barista

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Em um ano marcado por um feito inédito para o Brasil, com o título mundial de Boram Um no World Barista Championship, o cenário do barismo nacional segue “on fire” com a aproximação de mais três competições. A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) realizará o Campeonato Brasileiro de Cup Tasters, de 22 a 24 de setembro, em Varginha (MG); o Campeonato Brasileiro de Brewers Cup, entre 12 e 14 de outubro, na Supernova Factory, em Curitiba (PR); e o Campeonato Brasileiro de Barista, de 8 a 10 de novembro, na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG). Essas competições integram as ações do “Brazil. The Coffee Nation”, projeto realizado pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Na competição de Cup Tasters, 40 competidores serão avaliados quanto à habilidade de distinguir cafés por degustação às cegas, levando o menor tempo possível; na de Brewers, será avaliado o preparo de café pelo método filtrado e manual, utilizando técnica e habilidade para saber qual dos 20 concorrentes extrairá o melhor do produto coado; e na de Barista, outros 20 profissionais serão julgados por suas habilidades no preparo e na apresentação do café, bem como pelo conhecimento da indústria e dos produtos que utilizam. Os campeões brasileiros ganham o direito de representar o Brasil nos campeonatos mundiais dessas categorias.

“A cena dos baristas brasileiros está evidência e em constante evolução. Há uma maior conexão entre os profissionais e os demais elos da cadeia produtiva, o que vem permitindo a criação de novas bebidas com café e a otimização do próprio preparo do café ao consumidor, por meio de muito intercâmbio e procura pelos melhores grãos diretamente nas lavouras, transformando muitos baristas em verdadeiros coffee hunters”, destaca Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA.

Segundo ele, esse processo evolutivo também é observado com os resultados que o Brasil vem alcançando nos campeonatos mundiais, onde se enfrentam os melhores baristas de todo o planeta. “Neste ano, tivemos a terceira colocação do Garam Um na competição global de Brewers Cup e o título inédito do seu irmão, Boram Um, no mundial de Barista, resultados que viram os holofotes internacionais ainda mais para nossos cafés especiais. Tudo isso nos deixa orgulhosos por saber que temos trilhado o caminho correto com nossas ações de aprimoramento e capacitação do café especial brasileiro, de uma ponta a outra, do campo até os baristas, para entregar aos consumidores os melhores cafés do mundo”, celebra.

MUNDIAIS DE LATTE ART, CIGS E TORRA
Ainda neste ano, entre 17 e 20 de novembro, na programação da Taiwan International Coffee Show, em Taipei, três atuais campeões brasileiros de barismo disputarão títulos internacionais. Eduardo Olímpio, da Zingy Smart Coffee, de Curitiba, representará o Brasil no Campeonato Mundial de Latte Art (desenhos com leite vaporizado em café espresso); Daniel Munari, da Royalty Quality Coffee, também da capital paranaense, será o representante no de Coffee in Good Spirits – CIGS (preparo de bebidas alcoólicas à base de café); e Matheus Narcizo, da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer), de Patrocínio (MG), competirá pelo país no de Torra de café.

CAMPEONATOS BRASILEIROS DE BARISMO
Desde 2016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.

BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é realizado pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que ativamente investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.

Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail [email protected].

SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Internamente, há uma preocupação em fornecer aos colaboradores um ambiente organizacional igualitário e justo. Tal postura foi reconhecida com a certificação Great Place to Work, recebida em 2020.

Por Paulo André | Fonte: BSCA

Foto: Freepik