Baristas disputam vaga para representar o Brasil em campeonato mundial na Grécia

Imprimir
Os baristas brasileiros se preparam para disputar a principal competição que garante ao campeão o direito de representar o país em torneio mundial, que ocorrerá na Grécia. Trata-se do Campeonato Brasileiro de Barista 2023, a ser realizado entre 10 e 12 de março, no Espaço Aroo do Rooftop do Shopping Light, em São Paulo (SP).

Aberto ao público, o evento, organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, além de reconhecer o barista campeão nacional deste ano, é uma excelente oportunidade para os entusiastas do café explorarem as últimas tendências e técnicas do setor.

Os 20 participantes serão julgados por suas habilidades no preparo e na apresentação do café, bem como por seu conhecimento da indústria e dos produtos que estão usando. O campeão será o representante do Brasil no Campeonato Mundial de Barista, competição que integra a programação da feira World of Coffee 2023, que ocorrerá de 22 a 24 de junho, em Atenas, na Grécia.

Além do troféu oficial, um dos patrocinadores oficiais do Campeonato Brasileiro de Barista deste ano, a Gran Coffee, entregará uma premiação em dinheiro aos três primeiros colocados da competição, como forma de valorizar e reconhecer o talento desses profissionais.

“É uma honra para a Gran Coffee patrocinar o Campeonato Brasileiro de Baristas com as máquinas oficiais da Nuova Simonelli, Aurélia Wave. Os equipamentos – moinhos e máquinas – são o meio pelo qual tão importantes e valiosos baristas apresentarão toda a sua expertise e técnicas para entregar o café perfeito. Como forma de reconhecimento, premiaremos os três primeiros colocados com R$ 500, R$400 e R$300, respectivamente, para compras na www.store.grancoffee.com.br, que comercializa acessórios profissionais, máquinas e cafés”, revela Gustavo Gama, sócio-diretor da Gran Coffee.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, além de segundo maior consumidor global. A tradição da produção cafeeira do país é transmitida de geração a geração. Das plantações às pequenas e aconchegantes cafeterias espalhadas pelas cidades, o café é parte integrante da cultura brasileira e os baristas são profissionais fundamentais nessa propagação, espalhando a cultura cafeeira entre novos e tradicionais consumidores, oferecendo bebidas especiais, preparadas com excelência.

“O café especial e o barista formam uma combinação fundamental necessária para criar aquela bebida perfeita. Esses profissionais têm uma maneira única de mostrar aos amantes do produto como podem reimaginar sua xícara de café especial, levando-a para o próximo nível em termos de apresentação e preparação. Por isso a BSCA estimula a relação do barista com o grão brasileiro”, comenta o diretor executivo da entidade, Vinicius Estrela.

O Campeonato Brasileiro de Barista é sancionado pela World Coffee Events (WCE), entidade internacional organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Como National Body no Brasil, a BSCA é a responsável, no país, pela realização das etapas qualificatórias das competições mundiais, que conduzem os campeões nacionais para a fase final dos certames globais nas suas sete modalidades: (i) Barista; (ii) Latte Art; (iii) Brewers (preparo de café); (iv) Coffee in Good Spirits (café associado à bebidas alcoólicas); (v) Cup Tasters (degustadores de café); (vi) Roasters (torrefação); e (vii) Cezve Ibrik (café turco).

BRAZIL. THE COFFEE NATION
O Brasil é a nação do café. Líder global na produção, o país exportou, na safra 2021/22, cerca de 40 milhões de sacas do produto a mais de 120 destinos, obtendo uma receita cambial superior a US$ 8 bilhões.

Os cafés especiais responderam por 20% desse total, com aproximadamente 8 milhões de sacas embarcadas no ciclo. Em faturamento, a fatia do produto diferenciado é ainda maior, de 25%, com a obtenção de US$ 2 bilhões com as remessas ao exterior.

No mercado interno, o consumo de cafés especiais registra crescimento anual constante de 10% a 15%. O volume dessa bebida diferenciada ingerido pelos brasileiros se aproxima, atualmente, de 1,5 milhão de sacas.

O Campeonato Brasileiro de Barista é mais uma ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do produto nacional no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos grãos brasileiros em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.

O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

A iniciativa visa, ainda, expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros. As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail [email protected].

Sobre a Gran Coffee
Fundada em 1998, a companhia é líder na América do Sul em máquinas de cafés e bebidas quentes, atuando nos mais diversos segmentos com a missão de oferecer soluções para que se possa saborear café espresso, bebidas e alimentação com prazer fora do lar, qualidade, praticidade e custos competitivos. Atualmente, a Gran Coffee conta com 30 mil máquinas instaladas em mais de 15 mil clientes de diversos tamanhos, segmentos e regiões do país, além de uma indústria de café, a qual é detentora das marcas Astro Café, Café do Centro e Spress Café, comercializando produtos em grãos, torrado e moído e em cápsulas em todo o território nacional, além dos cafés “private label” que desenvolve. A empresa tem mais de 1.500 colaboradores diretos e conta com 10 filiais. Para mais informações sobre acesse @grancoffeeoficial @cafedocentrooficial @somosastrocafe @spresscafeoficial nas redes sociais.

Fonte: BSCA – Assessoria de Comunicação