Embratur e BSCA promovem cafés e regiões produtoras do Brasil pelo mundo
“O café brasileiro é exportado para mais de cem países, é reconhecidamente o melhor do mundo e os turistas internacionais precisam descobrir a origem desse café que consomem, visitando as principais regiões produtoras em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná, entre outros Estados. Essa parceria tem a finalidade de promover essas rotas e experiências turísticas relacionadas aos cafés especiais brasileiros”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“Iremos realizar ações conjuntas com a Embratur no mercado global para promover e fomentar a comercialização dos cafés especiais brasileiros em importantes países consumidores e, também, gerar atratividade para a população desses locais visitar o Brasil e conhecer nossa realidade sustentável na produção cafeeira, além de descobrir roteiros turísticos”, revela o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela.
A “Galeria Visit Brasil” é um espaço conceito planejado pela Embratur para promover o Brasil e seus destinos em diversos países no exterior. Com um ambiente projetado para proporcionar uma experiência imersiva, a Galeria apresenta o artesanato, obras de arte de artistas brasileiros, shows ao vivo, degustações de produtos e gastronomia de todo o Brasil, além de oficinas interativas.
A promoção dos cafés ocorre no espaço “Spectaculaire Bar & Café” da Galeria e em coffee tastings com baristas e profissionais especializados. “Como BSCA, realizaremos sessões de degustação e apresentaremos o storytelling do produto e das regiões cafeeiras brasileiras como possíveis destinos turísticos ao público geral, mas em especial a influenciadores, que são capazes de capilarizar essa experiência e gerar ainda mais atratividade aos cafés especiais e às origens produtoras do Brasil”, comenta Estrela.
Segundo Ana Paula Jacques, coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, a parceria com a BSCA é parte da estratégia da atual gestão da Embratur, que busca associar os cafés especiais ao marketing turístico internacional. Ela lembra que o Brasil é o principal produtor e exportador de café do mundo, com 15 regiões reconhecidas com Indicações Geográficas no país.
“Viajar para conhecer fazendas e produtores e vivenciar experiências ‘do grão à xícara’ são tendências internacionais que relacionam o turismo gastronômico ao agroturismo e o Brasil pode ser referência nesses segmentos”, disse.
O primeiro passo dessa parceria foi dado no dia 7 de outubro, em Paris. Sob coordenação da renomada barista Daniela Capuano, o público presente vivenciou a experiência dos cafés especiais e das regiões produtoras brasileiras. As próximas ações ocorrerão em Roma (ITA), de 12 a 14 deste mês; em Nova York (EUA), de 27 a 29 de outubro; e em Londres (ING), nos dias 3 e 4 de novembro.
Por:Paulo André
Fonte: BSCA
Foto: Divulgação BSCA