1º ano campeão do ATeG Café+Forte em Pedra Bonita (MG)

Imprimir
Há pelo menos três gerações, a cafeicultura faz parte da família de Irineu Alves Caetano, de Pedra Bonita, nas Matas de Minas, e há um ano o Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte, do Sistema Faemg Senar, tem feito a diferença na história deles.

As melhorias implantadas da lavoura à pós-colheita e os cursos de formação profissional rural garantiram ao pequeno produtor, o terceiro lugar na categoria natural, do 6º Cupping ATeG Café+Forte. Trata-se do primeiro prêmio que a família ganhou pela qualidade do seu café.

Receber o troféu entregue durante a Semana Internacional do Café (SIC), realizada no mês de novembro, em Belo Horizonte, foi um momento inesquecível para Irineu. “Eu nem sabia o que era SIC. Foi muito bom ir ao evento. Vi novidades e ouvi muitas informações boas para nós e para o café”, ressaltou ele que espera bons negócios por conta da premiação. “Espero agregar valor ao produto, conseguir mais mercado e um preço melhor”, disse Irineu.

Feliz pela conquista da família e pelo resultado do trabalho do ATeG, a técnica de campo que o acompanha, Cristiene Martins, contou que lavoura do lote premiado tem 1,4 hectare e que o melhor café é fruto da dedicação do produtor e sua família a cada processo. “Eles aprenderam o quão importante é fazer as anotações das atividades realizadas na propriedade, já que estão fazendo análise de solo e uso correto de insumos, além de todos os manejos agrícolas no momento correto”.

A técnica explicou que a busca pela qualidade e produtividade segue e o planejamento para os próximos anos inclui a renovação de lavouras, melhorar a estrutura de pós-colheita e ampliação da produção de cafés especiais.

Sucesso compartilhado

Irineu foi um dos seis cafeicultores de Pedra Bonita classificados para a segunda etapa do Cuppping ATeG e fez questão de dizer que a vitória é de todos. “A gente tinha esperança e uma grande expectativa de que um de nós ia trazer o prêmio para Pedra Bonita e conseguimos. Ficamos muito felizes e satisfeitos”, contou.

O trabalho do Sistema Faemg Senar chega em Pedra Bonita por meio do Sindicato dos Produtores Rurais de Miradouro. Para a agente de desenvolvimento rural (ADR) da entidade, Maria Rita Leite, o ATeG Café+Forte e os cursos proporcionaram a orientação que faltava para valorizar os cafés da cidade.

“Sabíamos que pela localização das propriedades, era possível fazer bons cafés e conseguimos levar conhecimento para os produtores conhecerem e desenvolverem essa qualidade. O grupo é acompanhado por uma técnica de muita responsabilidade, conhecimento e esforço, e o prêmio fez com que os produtores tenham um olhar diferenciado para o ATeG se dediquem ainda mais”.

Ela ainda destacou a importância da premiação para o Sindicato, pois mostra a diferença que a entidade faz na vida dos produtores, especialmente aqueles da agricultura familiar, como o Irineu. “Nós chegamos a eles com o melhor que podemos oferecer. Minas e toda a região vão saber, a partir de agora, que a cidade de Pedra Bonita produz ótimos cafés”.

Concurso Municipal

Dos sete produtores premiados neste ano no 1º Concurso de Qualidade do Café, realizado pela prefeitura de Pedra Bonita em parceria com a Emater, três são atendidos pelo ATeG Café+Forte. Entre eles, o campeão, Márcio Antônio da Mata, com um café de 92 pontos, e o terceiro colocado, Mateus Reginaldo da Silva, que recebeu nota 87 em seu café.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Faemg Senar em Viçosa (Por Lilian Moura)