Sebrae Minas realiza Seminário Regional de Café Fair Trade em Varginha (MG)

Imprimir

Desde 15 de maio, acontece em Varginha, o Café com Tudo – evento criado a partir da iniciativa de um grupo de empresários, que se uniu para gerar negócios ligados à cultura do café e posicionar a cidade como a capital nacional do café. O Sebrae Minas é um dos parceiros da ação e, como parte do cronograma, promoverá, nesta quinta-feira (01/06), na sede da instituição (Praça Dr. Naylor Salles Gontijo, 160 – Vila Pinto), o 1º Seminário de Café Fair Trade do Sul de Minas. A atividade é gratuita e destinada a cafeicultores e cooperativas do Sul de Minas. Inscrições e informações: (35) 3690-5100. As atividades do Café com Tudo se encerrarão em 04 de junho.

Fair Trade é a prática comercial cuja essência defende preços que permitam uma vida digna aos produtores, igualdade de gêneros, respeito aos direitos humanos e proteção ambiental. O Sul de Minas, por meio de um projeto desenvolvido pelo Sebrae Minas, desde 2007, voltado aos pequenos produtores de café com certificação Fair Trade, possui cafeicultores e cooperativas voltadas especificamente para essa prática comercial. O projeto trabalha com diversos grupos em diferentes estágios de desenvolvimento e características e qualidade dos seus cafés.

“Desenvolvemos com os produtores da região, ao longo desses dez anos de projeto, ações e atividades voltadas para finanças, marketing, cooperação e associativismo, melhoria da qualidade de produto, acesso a mercados e internacionalização. Realizar um seminário Fair Trade dentro da programação do Café com Tudo possibilitará aos cafeicultores que não fazem parte do projeto a troca de informações e experiências sobre esse ramo de negócios que tem crescido muito em todo país”, analisa o analista do Sebrae Minas em Varginha, Arrison Nogueira Tavares.

A internacionalização do café do Sul de Minas
Desde 2008, o Sebrae Minas tem promovido para os cafeicultores Fair Trade, missões técnicas em feiras internacionais de cafés especiais, como a SCAA (Speciality Coffee Association of America), realizada nos Estados Unidos, e a SCAE (Speciality Coffee Association of Europe), que ocorre anualmente na Europa. Nessas missões, o Sebrae Minas oferece aos representantes das organizações produtivas consultorias e capacitação em métodos de gestão e comércio internacional, promove encontros com compradores de várias partes do mundo, além de auxiliar na logística. Somente com essas missões, no final de 2016, os cafeicultores contabilizaram excelentes resultados: Foram 2,5 mil sacas exportadas de café fino para países como Alemanha, Itália e EUA, e um faturamento de mais de R$ 1,8 milhão.

Qualidade que vem do Sul
cafe lavoura sol (800 x 450)O Sul de Minas é uma das mais destacadas e a mais longeva das regiões mineiras produtoras de café. Ali estão cerca de 7,8 mil produtores, sendo 89% de agricultores familiares. A safra anual chega a 1,3 milhões de sacas, retiradas de 69 mil hectares por uma mão de obra em torno de 150 mil trabalhadores, nos diversos patamares da cadeia produtiva (do plantio à classificação do grão). Por ser uma das regiões de maior altitude do Brasil, variando entre 900 e 1400 metros, e ser constituída por uma topografia muito particular, com padrão climático diferenciado, está apta à produção de cafés de alta qualidade.

O café sulmineiro é encorpado, com aroma frutado e levemente ácido. Os principais municípios produtores são: Alfenas, Andradas, Fama, Guaxupé, Itajubá, Muzambinho, Passos, Paraguaçu, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas e Varginha. Em Poços de Caldas, o café foi um dos principais responsáveis para que a cidade fosse a primeira do hemisfério Sul a conquistar, em 2012, o título de Fair Trade Town (Cidade de Comércio Justo).

Café com Tudo
banner-lateral-cafe-com-tudo (300 x 170)Uma grande mobilização de todas as esferas da sociedade varginhense para mostrar a força e a importância do café para o Sul de Minas. Este é o Café com Tudo, evento criado a partir da iniciativa de um grupo de empresários de Varginha, que se uniu para gerar negócios ligados à cultura do café e posicionar a cidade como a capital nacional do café. Palestras, ações promocionais no comércio local e rede hoteleira – que incluem cardápios especiais em bares e restaurantes, shows, distribuição de brindes, experimentação de cafés especiais, exposições e eventos culturais estão no cronograma do evento. O Café com Tudo é uma realização da Associação Comercial de Varginha, com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Varginha e Região (Sindvar), Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG), Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Varginha (Sehav), Sebrae Minas, Madeireira Belato & Pagani, CDCA, EPTV, Prefeitura Municipal de Varginha, Fundação Cultural de Varginha. O Café com Tudo conta ainda com patrocínio do Via Café Garden Shopping, Sinduscon Lagos, BDMG, Minasul, Coletek, WOutdoor, Unimed Varginha, Grupo Pedreira Santo Antonio e Sicoob Credivar.

Programação 1º Seminário de Café Fair Trade do Sul de Minas:

13h30 – Estudo do mercado americano para exportações de cafés especiais torrados do Brasil: Cibele Pugliese – Hotmarketing

15h – Tendências, desafios e oportunidades do Fair Trade no Brasil – GF Supermercados

16h – Projeto SCAA 2018 – Encontro de negócios: Raquel Brasil – Sebrae Minas

Fonte: Agência Sebrae de Notícias via Prefácio Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *