Produtores Fair Trade se unem para criação de grupo representativo

Imprimir

Reunião para promoção dos cafés do Brasil, abertura de novas oportunidades de negócios, ampliação da visão do mercado cafeeiro mundial e discussão de novas estratégias futuras. São esses os objetivos dos participantes que estiveram na 23a Feira da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA, na sigla em inglês), em Houston (EUA).

O Sebrae/MG desenvolveu uma missão à Houston, levando um grupo de 9 produtores de café das regiões produtoras de Minas Gerais e três consultores do Sebrae. O principal objetivo da missão foi colocar os produtores em contato com o mercado e com os compradores em rodadas de negócios.

A maioria dos produtores que compuseram o grupo são certificados Fair Trade, sendo que apenas 3 deles ainda não possuem a certificação, mas já estão se adequando e buscando a certificação.

A demanda por café Fair Trade está em constante alta, porém a oferta está baixa. O Brasil, com toda sua capacidade produtiva, tem grande oportunidade no crescimento da produção desse tipo de café. Contudo, um negócio sustentável deve ser bem estruturado e gerenciado, para que o produto possa ser demandado com constância.

Para isso, os produtores envolvidos na missão, juntamente com outros grupos de produtores de café Fair Trade de outros estados e representantes do Sebrae, se reuniram no sábado (30) durante a feira para apresentar e discutir as ações iniciais de um novo projeto que está nascendo.

O novo projeto tem a finalidade de unir os grupos Fair Trade do Brasil, dando aos produtores maior representatividade perante o mercado.

A ideia do projeto nasceu em março, durante reunião do Sebrae no projeto "Cultura da cooperação", onde se discute ideias, objetivos e estruturas de grupos de cooperação. Os produtores notaram um aumento rápido do mercado de café Fair Trade no Brasil de dois anos para cá, avaliando que a estrutura que envolve os grupos certificados precisa de mais organização e melhor estrutura.

Um segundo objetivo da nova estrutura é ter captação de recursos. A maturidade do grupo e a necessidade de união e organização, levou os produtores à conclusão de que seria realmente necessário criar uma nova estrutura, sendo essa uma estrutura aberta em que podem participar quaisquer grupos Fair Trade do país. Atualmente são 9 grupos reunidos e participando das primeiras reuniões. Ainda não se sabe se a estrutura do novo grupo será em forma de associação ou conselho, conforme relatado durante a reunião.

Como apoiador do projeto e promotor da gestão de microempresas, o Sebrae/MG tem ferramentas para auxiliar o grupo, definindo a personalidade jurídica, como será estruturado o conselho, e demais ações. Contudo, Rogério Galuppo Fernandes, consultor do Sebrae/MG, comenta que provavelmente isso deverá ser passado ao Sebrae Nacional, visto que a nova estrutura passará a envolver diversos estados produtores de café.

Parece que as propostas proposta pelo grupo estão muito bem alinhadas com a atual conjuntura do mercado de café Fair Trade. Marcos Teixeira, também consultor em agronegócios do Sebrae/MG, comenta que a representante do Fair Trade da América Latina, durante reunião, se mostrou interessada em se aproximar do Sebrae Nacional para estreitar relações e fechar novos negócios.

Ao final da reunião, os produtores que representam os grupos votaram para adesão ou não ao novo grupo. Por unanimidade de votos, foi decidido que o novogrupo será criado. O próximo passo para constituição desse grupo será a realização de uma reunião dos envolvidos, a fim de estabelecerem os objetivos e diretrizes, para posteriormente serem estudados juntos ao Sebrae.

Os produtores estão muito animados com a iniciativa, acreditando que poderão se fortalecer e melhorar seus negócios através da união. Além disso, têm mostrado muita seriedade e responsabilidade para criação do grupo.

Fonte: CaféPoint

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *