Pausa para o Cafezinho: O poder da cafeína

Imprimir
Você já parou para pensar como o café interage com o seu corpo, especialmente antes ou após os seus treinos?!

Essa bebida tão fundamental no nosso dia-a-dia para dar aquela energia e disposição para enfrentarmos um dia cheio de atividades, já passou por muitas transformações nos últimos anos.

São muitos os relatados como já abordamos por aqui sobre os benefícios do café para o nosso organismo, e sem dúvida um entre eles está diretamente ligado ao consumo de café antes do treino para queima de gordura, já que as células adiposas são usadas como fonte de energia.

As altas quantidades de cafeína aumentam o metabolismo, fazendo com que você queime mais calorias ao longo do dia, e fazendo o consumo antes dos exercícios físicos esse efeito aumenta.

A cafeína e os outros compostos encontrados no café, atuam como um inibidor de apetite, segundo um estudo realizado em quatro grupos diferentes,o grupo que mais consumiu café demonstrou uma aumento significativo na taxa metabólica por três horas após a ingestão de cafeína.

Foi observado nos estudos, que a grande maioria consome cafeína antes dos treinos e os efeitos atingem um pico entre 30 a 80 minutos após a ingestão.

É importante ressaltar antes de qualquer consumo de cafeína ou mesmo antes dos treinos, é recomendado uma avaliação médica para verificar suas condições de saúde, converse com o seu nutricionista, em especial aqueles com hipertensão, grávidas ou sensíveis a cafeína.

A cafeína é um bom potencializador de desempenho no combate a fadiga e fortalecimento muscular, reduzindo a percepção de dor e aumentando os ácidos graxos no sangue, dando mais resistência nos treinos.

A Food and Drug Administration (FDA) recomenda limitar a ingestão de cafeína a 400 miligramas (mg) ou menos por dia, ou o equivalente até 4 xícaras por dia.

Aproveitando que estamos falando de atividades físicas e saúde, isso também vale para redução de açúcar no seu cafezinho, comece degustar o seu café sem açúcar, para sentir a verdadeira origem do café, seu verdadeiro sabor e o aroma, escolha cafés com qualidade (cafés especiais), tenho certeza que será uma experiência sensorial única aliada a uma boa saúde. Bons treinos e saborosos cafezinhos!!

E você o que achou da nossa matéria?! Costuma fazer uso da cafeína antes ou depois dos treinos?!Compartilhe conosco!

Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

 

 

Lilian Trigolo
Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *