Pausa para o Cafezinho: Dia Internacional do Café

Imprimir
A Coluna Pausa para o Cafezinho desta semana é sobre esta data incrível comemorada anualmente em todo o mundo, o Dia Internacional do Café.

A data ajuda aumentar a conscientização do cultivo sustentável do café e as práticas de comércio justo no setor cafeeiro.

Você sabia que antes de 2015, esta data costumava ser comemorada em datas diferentes em diferentes países?!

A Organização internacional do Café (OIC) decidiu organizar o primeiro dia internacional do café no dia 1º de outubro de 2015, com o intuito de criar um dia único para todos os amantes da bebida celebrarem em todo o mundo.

O café é uma bebida feita com os frutos da planta do café. Como bebida, é apreciada por pessoas em todo o mundo há muitos séculos. Os historiadores acreditam que o café foi descoberto pela primeira vez na Etiópia, mas foi cultivado em grande escala e comercializado pela primeira vez pelos árabes.

Inicialmente usado para cerimônias e rituais religiosos, tornou-se a bebida preferida na maioria das famílias no Oriente Médio, Pérsia e África no século 16 e na Europa e nas Américas no século 17.

Apesar de sua popularidade hoje, o café teve sua cota de críticas na história. O sultão Murad IV, do Império Otomano, odiava tanto café que tornava seu consumo de café uma ofensa punível com a morte. Na Inglaterra, o rei Carlos II, temendo conspirações acompanhadas por xícaras de café, ordenou que todas as cafeterias fossem fechadas.

São muitas as curiosidades e histórias fascinantes que o café nos apresenta.

Comemore este dia tão especial com uma xícara bem generosa e especial de café, sendo um cafezinho coado, expresso, café gelado, um latte art, não importa a sua escolha, apenas curta este ritual com a melhor versão da sua bebida favorita.

Experimente também novos cafés e origens, além das belas histórias por trás da xícara, valorize os cafés direto de cafeicultores.

Saiba desfrutar todo o sabor, aroma, frescor que está bebida tão presente na nossa vida nos proporciona, café é aconchego, saúde, amor e história! Viva o café!! Feliz Dia Internacional do Café!!

O que achou desta matéria?! Compartilhe conosco!!

Um ótimo final de semana a todos abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.


Lilian Trigolo
Cafeicultora e Coffee Lover – apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira.

Instagram: @liliantrigolo
E-mail: lilianmg.trigolo@gmail.com