Novo modelo tributário para o PIS COFINS

Imprimir

O novo modelo tributário para o PIS COFINS na cadeia do café continua em estudo entre o governo federal e as entidades que compõem o agronegócio café, inclusive a ABIC. 

O grupo governamental, na última reunião com a ABIC, realizada no dia 13/Abril, apresentou nova proposta do modelo e dos valores dos créditos presumidos para o mercado interno (50%) e para a exportação (50% para o torrado/moído; 60% para o solúvel e 10% para o grão cru), que foram contestados pelo grupo da ABIC, por serem insuficientes e implicarem em aumentos da carga tributária do nosso setor, produzindo aumentos de custos que podem ampliar o índice de inflação e gerar conflitos nas negociações de repasse desses aumentos ao varejo. 

Na data de hoje, a ABIC recebeu a minuta do texto legal para a Medida Provisória que implementará o novo modelo.  Este texto está sendo enviado para todas as organizações do café, para análise e crítica, havendo a possibilidade de uma nova discussão sobre esta minuta nos próximos dias. 

A minuta alterou novamente e melhorou a proposta do governo e estabelece, basicamente, o seguinte: 

1) Crédito presumido para a exportação do grão cru = 10%, sobre o valor de aquisição do café em grão cru destinado à exportação (10% de 9,25% = 0,925%);

2) Crédito presumido de 60% para as vendas do café industrializado (torrado/moído/solúvel) no mercado interno (60% de 9,25% = 5,55%), bem como, nas exportações do café industrializado. 

O crédito para o mercado interno ainda está aquém do que a ABIC pleiteia. Esta posição será discutida pelo grupo de industriais que representa a ABIC nesta negociação.  

Haverá uma nova reunião com o grupo governamental do Ministério da Fazenda, na próxima semana, para avançar neste estudo e criticar a minuta.  A ABIC espera ampliar o crédito oferecido. 

Importante esclarecer que, depois de aprovados os termos finais da minuta e celebrado o entendimento entre todos os setores, o novo texto legal será encaminhado ao Congresso na forma de Medida Provisória e somente produzirá efeito "no primeiro dia do quarto mês subsequente à sua publicação" (Art. 7º da minuta) . Este comentário é importante para esclarecer e destravar o mercado da matéria-prima, que apresentou retração na oferta em alguns locais, em virtude de boatos de que o novo modelo entraria em vigor rapidamente. Na forma como indicado (1º dia do quarto mês subsequente), esta nova tributação só entrará em vigor provavelmente em final de Setembro/2011. 

A ABIC atualizará informações sobre o assunto tão logo surjam novas notícias.

Atenciosamente, 

Nathan Herszkowicz – Diretor Executivo

Fonte: ABIC  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto bandar togel dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto agen togel dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto agen toto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs toto 4d dapurtoto agen toto dapurtoto situs toto dapurtoto agen toto dapurtoto