IWCA realiza pré-seleção de cafés enviados para o “Cupping de Mulheres Produtoras”

Imprimir
Foi realizada na última sexta-feira (02/08), no Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé SP), a avaliação de amostras de cafés enviados por mulheres produtoras que se inscreveram para o “Cupping de Mulheres”, evento promovido pela Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil) que será realizado na Semana Internacional do Café (SIC).

A pré-seleção de cafés foi organizada pela IWCA Brasil sob a coordenação da Camila Arcanjo, Coordenadora do Grupo de Avaliação de Café do Sindicafé SP, e contou com o apoio da Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), “a organização do cupping vem passando por algumas modificações ao longo do tempo, e podemos perceber um grande aumento no número de amostras inscritas e a preocupação das produtoras em depositar um café de qualidade, inclusive hoje avaliamos excelentes cafés. Esse histórico de ter cafés anteriores que eram bons e ter mais mulheres inscritas e com a qualidade cada vez melhor é algo gratificante, que nos motiva a continuar com o trabalho”, afirma Camila.

Em sua quinta edição, o “Cupping IWCA Brasil” será realizado no dia 21 de setembro durante a SIC, na Expominas, em Belo Horizonte (BH). O resultado da pré-seleção de cafés será divulgado no dia 09 de setembro e as produtoras inscritas irão receber a informação via e-mail. O objetivo do cupping é realizar uma rodada de negócios, onde a partir da prova de xícara e avaliação sensorial, será possível que surja o interesse pelo café em si, pela propriedade e também pela atuação da Aliança, que envolve o trabalho feminino em algum momento do preparo do produto.

Uma das integrante da comissão avaliadora, professora da UFLA e coordenadora do Polo de Excelência em Qualidade do Café, Rosemary Gualberto, explica como é participar e ser parceira da IWCA, “eu sempre achei a iniciativa de apoiar o movimento empresarial das mulheres na cafeicultura fantástica, e ter a oportunidade de contribuir para que ocorra uma melhoria contínua nos trabalhos das pesquisadoras, de todas as mulheres envolvidas diretamente ou indiretamente com a IWCA é motivo de prazer e de uma satisfação enorme, e também de estímulo para que possamos continuar sempre em frente com esse trabalho que traz melhorias na qualidade de vida e maior dignidade para todos nós”.

“Essa ação caracteriza o futuro próximo que a gente vislumbra com os cafés especiais no Brasil, esse é um mercado que tem crescido 10% ao ano em média, e o trabalho da cadeia inteira, não só produtoras sendo mulheres do café, mas nós que somos avaliadoras, pesquisadoras da área, inclusive as baristas, todo mundo relacionado a cadeia fortalece, então todo esse trabalho é algo que eu vejo em um futuro muito próximo como oportunidade de colocar o Brasil com uma boa colocação no mercado de cafés especiais mundial”, ressalta a coordenadora do cupping.

Participando pela primeira vez da pré-seleção, a integrante da comissão, Isabela Drummond, Assistente do Grupo de Avaliação de Café do Sindicafé SP, ficou feliz em saber que existem mulheres envolvidas em todos o processo e avalia “essa foi experiência muito agradável, até porque são cafés de várias regiões com características e atributos bem diferentes, e isso é muito válido para a minha experiência como provadora e mulher”.

Programação da IWCA na SIC

Confira a programação completa da IWCA na Semana Internacional do Café:

21/09
• 11h00 às 20h00: Abertura do Stand da IWCA Brasil
• 15h30 às 17h30: Cupping IWCA Brasil (Sala de Cupping 1)

22/09
• 15h00 às 17h30: Reunião IWCA Brasil – Pesquisa “Mulheres no Sistema Agroindustrial do Café” (Sala Vip)
• 11h00 às 20h00: Stand da IWCA Brasil
23/09
• 8h00: Abertura Café da Manhã (Auditório Principal)
Palestras
• 8h30: A Aliança Internacional das Mulheres do Café – Quem são as mulheres do Café? (Brígida Salgado – Presidente da IWCA Brasil)
• 9h00: O Mercado Interno de Café Especial (Gelma Franco – Il Barista – Museu do Café)
• 9h40: O Mercado Externo de Café – Mulheres na Exportação (Adriana Rodrigues – Apex-Brasil)
• 10h20: Perguntas e Respostas
• 10h40: Encerramento
• 14h00 às 16h00: Assembleia Geral Ordinária com a apresentação dos Sub-Capítulos da IWCA Brasil (Sala Vip).

Fonte: Ascom InovaCafé (Vanessa Trevisan)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *