illycaffè anuncia os nove países produtores de café que participam do 3º Prêmio Internacional Ernesto Illy

Imprimir
A illycaffé, empresa líder global em café de alta qualidade e sustentabilidade, anunciou os nove países, fornecedores do grão para a torrefadora, que participam, em outubro, da terceira edição do Prêmio Internacional Ernesto Illy. A premiação irá reconhecer os produtores que alcançaram excelência na qualidade do grão e sustentabilidade na produção. O prêmio recebe o nome de Ernesto Illy em homenagem ao líder da segunda geração da illycaffè, e neste ano irá celebrar quase três décadas de trabalho da empresa junto com os agricultores de várias partes do mundo para realizar o sonho de oferecer o melhor café do mundo.

Após analisar amostras abrangentes de grãos Arábica da safra 2017/2018 nos laboratórios de qualidade em Trieste, na Itália, a illycaffè anuncia que os países participantes da terceira edição do Prêmio Internacional Ernesto Illy são: Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Índia, Nicarágua e Ruanda.

A illycaffè irá levar 27 produtores (três de cada país) para a cerimônia de premiação, no Salão dos Delegados das Nações Unidas, na cidade de Nova York, no dia 4 de outubro. Na ocasião, os nove finalistas para concorrer ao “Best of the Best” serão anunciados após a avalição do júri de especialistas em três preparações diferentes – espresso, coado e cold brew.

Na mesma noite, os 27 cafeicultores e seus países serão homenageados durante a festa de gala do Prêmio Internacional Ernesto Illy, no Rainbow Room do Rockefeller Center, conduzida pelo apresentador norte-americano Ted Allen. Entre os nove finalistas, apenas um será homenageado como o “Best of the Best”. O prêmio “Coffee Lovers’ Choice” será entregue ao produtor que tiver os grãos com maior votação pelos consumidores, por meio de sessões de degustação às cegas realizadas em lojas illy pelo mundo e em um evento anterior ao Prêmio Internacional Ernesto Illy, em Nova York.

“Da semente de uma ideia que meu pai plantou no Brasil há quase 30 anos, surgiu um movimento para propagar café de alta qualidade e sustentável pelo mundo e, com isso, melhor reconhecimento, conhecimento e bem-estar aos produtores – a parte mais importante em toda a cadeia produtiva do café”, analisa Andrea Illy, presidente da illycaffè. “O Prêmio Internacional Ernesto Illy homenageia esse legado e as mulheres e homens que trabalham incansavelmente para dar o seu melhor ao mundo”.

Raimundo Santana, Maria D’Aparecida Brito e Ângelo NascimentoRaimundo Santana, Maria D’Aparecida Brito e Ângelo Nascimento representarão o Brasil em Nova York (Foto: Divulgação/illycaffé)

Pioneirismo no comércio direto
O programa desenvolvido inicialmente no Brasil, atualmente denominado Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, formou as raízes do Prêmio Internacional Ernesto Illy. Instituído em 1991 e hoje na 28ª edição, ele direcionou a transformação da illycaffè em uma empresa que atualmente compra café de produtores capazes de atender a seus altos padrões de qualidade e os recompensa por isso, reconhecendo seu compromisso de entregar um café de excelência e de contribuir para o blend illy, único no mundo. Mais de 1.500 produtores já foram premiados.

Sobre a illycaffè
A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 7 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè empregava 1.290 pessoas globalmente em 2017, quando registrou receitas consolidadas de 467 milhões de euros.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *