Fundação Procafé Concede Medalhas Mérito Cafeeiro

Imprimir

Na última quinta-feira (26), a Fundação Procafé, em cerimônia de encerramento do tradicional Dia de Campo da Fazenda Experimental de Varginha, prestou homenagem à profissionais do setor cafeeiro com a entrega da medalha “Mérito Cafeeiro”. Lideranças Cafeeiras, presidentes de cooperativas e sindicatos, pesquisadores e autoridades políticas prestigiaram as homenagens.

Entre os agraciados e presente à cerimônia, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, na categoria produtor rural. Em seu depoimento, o secretário ressaltou a importância da cafeicultura como atividade estratégica do Estado. “É hora de mostrarmos a nossa força, o quanto o café gera de renda e emprego. Com integração a cadeia produtiva é capaz de fazer uma grande revolução de competitividade”, reforçou.

Além de ser um dos homenageados, o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes Freitas discorreu sobre os desafios do cooperativismo. Segundo seu relato, no Brasil existem 7.619 cooperativas, das quais 1600 são agrícolas. Ao todo, são cerca de nove milhões de cooperados, compondo um quadro diversificado de atividades. Na avaliação de Márcio Freitas, são quatro as tendências do cooperativismo para se buscar a competitividade: profissionalização da gestão, investimento em formação/educação, formação de redes de cooperação entre as cooperativas e o envolvimento no processo de desenvolvimento da comunidade em que está inserida, o que inclui apoiar e eleger representações políticas comprometidas com as causas do cooperativismo.

Acordos de cooperação – Durante a cerimônia, foram assinados acordos de cooperação entre a Fundação Procafé e as cooperativas de Varginha, Minasul e Credivar, para o apoio à condução de pesquisa independente de avaliação de defensivos e fertilizantes.

O diretor técnico da EmaterMG, José Rogério Lara, assinou acordo de cooperação com as cooperativas Minasul (Varginha) e Coopercam (Campo Gerais) para o treinamento de técnicos e incentivo à adesão de cafeicultores cooperados ao programa de certificação do Estado, Certifica Minas Café.
 

AGRACIADOS:
Mérito Cafeeiro – Produtor Rural
– Elmiro Nascimento (secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)

 
Mérito Cafeeiro – Pesquisadores:
– Dr. Antônio Wander Rafael Garcia (pesquisador MAPA/Fundação Procafé)

– Dr. Saulo Roque de Almeida (pesquisador Fundação Procafé)

 
Mérito Cafeeiro – Autoridades de Governo:
– Dr. Domingos Sávio (deputado Federal)

 
Mérito Cafeeiro – Difusores de Tecnologia:
– Dr. Sérgio Parreiras Pereira (pesquisador Científico do Centro de Café ‘Alcides Carvalho’ – Instituto Agronômico de Campinas – IAC)

– Dr. José Rogério Lara (diretor Técnico da Emater MG)

 
Mérito Cafeeiro – Representante de Entidade do Setor Privado:

– Dr. Márcio Lopes de Freitas (presidente da OCB)

 

Fonte:Blog PEC/Café

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *