É isso que uma xícara de café faz em seu corpo!

Imprimir
A maioria de nós não pensa muito sobre como funciona o café. Sabemos que ele faz com que nos sintamos melhores. Mas apesar de o café certamente ter um enorme impacto sobre o seu cérebro, há muito mais do que isso. Na verdade, uma xícara de café provoca efeitos que se propagam por todo o seu corpo.

Aqui está um resumo do que acontece em seu corpo de 10 minutos a 6 horas depois de beber café.

10 minutos
10 minutos após o seu primeiro gole, a cafeína começa a entrar na corrente sanguínea. Isso causa um aumento na frequência cardíaca, pressão arterial e energia. Curiosamente, os pesquisadores da Universidade de Barcelona descobriram que esse efeito é mais percebido nos homens.

20 minutos
Depois de 20 minutos, a cafeína começa a afetar os seus níveis de adenosina. A adenosina é um neurotransmissor que diz ao corpo que é hora de dormir. Cafeína – qual é estruturalmente muito semelhante à adenosina – se liga aos receptores de adenosina do cérebro e os desativa.

Isso permite que os estimulantes do seu cérebro, a dopamina e glutamato, façam o seu trabalho, e é por isso que você começa a se sentir otimista depois de 20 minutos.

30 minutos
Neste ponto, seu corpo começa a produzir mais adrenalina em resposta à cafeína. A adrenalina aumenta ainda mais a sua produção de energia. Também dilata as vias respiratórias e aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos. Assim, o seu desempenho físico ganha um grande impulso após 30 minutos.

40 minutos
40 minutos após o seu primeiro gole, você deve começar a notar que seu humor fica reforçado. Isso ocorre porque a cafeína está começando a aumentar a sensibilidade do seu cérebro a serotonina – neurotransmissor responsável pela regulação do humor.

60 minutos
Segundo o Dr. Owen Bain, uma hora depois de beber café você deve notar uma redução significativa nos níveis de ansiedade. Consequentemente, os seus sentimentos de contentamento devem aumentar. Isso ocorre porque a cafeína aumenta ainda mais os seus níveis de dopamina.

3 horas
Neste ponto, o efeito da cafeína em sua energia começa a diminuir. Você pode começar a notar uma mudança. De acordo com Dr. Baine, “isso é porque a cafeína no café não te torna mais enérgico, ela apenas te faz menos capaz de sentir que está cansado.”

A menos que você esteja bem descansado, a depois de três horas o seu corpo vai dizer “Nossa, eu estou realmente cansado.”

6 horas
Neste ponto, o seu cérebro, em grande parte, já se esqueceu do café. Mas seu corpo ainda não. Depois de 6 horas, a cafeína começa a funcionar como um diurético. Diuréticos incentivam a formação de urina nos rins, ajudando o seu organismo se livrar de toxinas.

Substitua a água que o seu corpo está expelindo. Isto irá impedi-lo de ficar desidratado.

E aí está! É isso que o café faz ao seu corpo. Você já sabia de seu funcionamento, ou foi uma surpresa? Compartilhe seus pensamentos nos comentários!

Fonte: R7 via O Segredo (Por David Wolfe)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *