Coopama realiza o 6º Concurso de Cafés Especiais

Imprimir
Nos últimos tempos, tem-se percebido um crescente aumento de demanda por cafés especiais, tanto no mercado europeu como no americano. Essas novas exigências, fazem com que a qualidade seja um fator cada vez mais importante, já que no caso dos cafés especiais, o padrão básico de concorrência é essa. Portanto, a diferenciação do produto torna-se instrumento fundamental para consolidar e criar novos mercados.

Todos os anos, a Coopama tem em seu leque de eventos o Concurso de Cafés Especiais. Em 2018, a 6ª edição do evento aconteceu no dia 21 de novembro, com o objetivo de incentivar a qualidade e a produção de cafés especiais, além de premiar os melhores aromas e sabores do Sul de Minas.

Participaram do concurso os cooperados que depositaram seu café nos armazéns da cooperativa até o dia 31 de outubro, em Machado ou Poço Fundo. Foram selecionadas 77 melhores amostras de cafés, que foram julgadas por um corpo de 7 provadores da região com certificados Q-Grader, que são provadores e classificadores de café reconhecidos mundialmente pelo Coffee Quality Institute (CQI), seguindo a metodologia da Associação de Cafés Especiais da América (SCAA).

O dia da premiação contou com a presença de cooperados e autoridades do segmento da cafeicultura, que falaram sobre a importância de promover concursos e eventos relacionados ao tema. Houve ainda, uma palestra sobre o perfil da Cafeicultura Sul Mineira, de acordo com estudos do Sebrae e Fundação Pró Café.

Promovendo a valorização daqueles que primam pela excelência de seu produto, o Concurso também conheceu os 10 produtores que foram premiados na 6ª Edição de Concursos de Cafés Especiais. Os finalistas receberam certificado de participação e troféu, além de tratamentos em hectares de café e brindes oferecidos pelos parceiros de marketing, como premiação.

São eles:
1º lugar: Lázaro de Paulo Soares, do Sítio Santa Irene, em Paraguaçu;
2º lugar: Onilson José Melloto Junior, do Sítio Bom Jesus, Machado;
3º lugar: Antonio Benedito da Costa, do Sítio Santo Antonio, em Poço Fundo.
4º lugar: Cooperada Maria Virginia Correa de Castro, da Fazenda da Lage, de Machado;
5º lugar: Maria Luísa Tavares de Lima, do Sítio Quatis de Poço Fundo;
6º lugar: Flávio Franco Vieira do Lago, do Sítio Canaan, de Machado;
7º lugar: Sildes Caixeta Gonçalves, da Fazenda Alto da Serra, de Machado;
8º lugar: Gustavo De Oliveira Cunha, do Sítio Serra Negra, de Machado;
9 º lugar: Francisco Donizete Oliveira, do Sítio Posses de Poço Fundo;
10º lugar: Saulo Souza Gonçalves, da Fazenda Mateiro, de Machado.

Fonte: Marketing Coopama

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *