Colômbia busca novos mercados para comercializar café

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Buscar que a Colômbia cresça em exportações de café com valor agregado é uma das metas que o Governo do país persegue e que foi anunciada pelo ministro do Comércio, Indústria e Turismo, Sergio Díaz-Granados, durante a instalação da décima sétima versão dos Acordos para a Prosperidade.

Para contribuir para se conseguir essa meta, o ministro anunciou o investimento, por parte do Governo, de 300 bilhões de pesos (US$ 156,24 milhões) que serão destinados a melhorar a qualidade e aumentar a produção de café colombiano, duas das grandes metas que estão no Plano Nacional de Desenvolvimento, no marco de uma série de ações que fazem parte do que foi considerado o primeiro Acordo para a Prosperidade do Café.

A isso se somam mais 300 bilhões de pesos (US$ 156,24 milhões) que serão investidos em infra-estrutura, mais exatamente na adequação de vias terciárias para melhorar a rede viária, em especial, aquelas relacionadas com o setor produtivo agrícola.

O ministro destacou a importância das negociações comerciais que vem liderando seu Ministério, assim como as que espera empreender para abrir caminho às exportações de café com valor agregado. "Identificamos países como Japão, onde há um mercado maduro de alto consumo do produto, mas onde os cafés torrados e derivados estão pagando tarifas que oscilam entre 12 e 21%. Conseguir superar essa barreira daria maiores oportunidades aos produtores e exportadores colombianos de conquistar o paladar de 127 milhões de consumidores".

A Colômbia está mirando esse país e outros da Ásia para começar um relacionamento comercial baseado em tratados de livre comércio. "Há mercados emergentes nos quais a Colômbia pode ter uma oportunidade: Turquia, um dos grandes consumidores per capita de café, os países da Comunidade do Golfo, como os Emirados Árabes Unidos, Omã e Kuwait, entre outros países da região". A reportagem é do Businesscol.com, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

Fonte: CaféPoint

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