Chuva em excesso causa prejuízo na colheita do café em Londrina

Imprimir

 

As chuvas que atingiram o Paraná na segunda quinzena de junho causaram prejuízo também para os produtores de café, que dependem de tempo aberto para terem uma boa safra. Em Londrina, na região norte, os cafeicultores calculam um prejuízo de 25% e 30% e aproveitam a previsão de sol para apressar a colheita.

O tempo úmido também refletiu na qualidade dos grãos. "Com tudo isso, o produtor acaba perdendo em qualidade, peso e principalmente no preço porque com menos qualidade, ele terá que vender mais barato", explica o agrônomo Fernando Machado.

De acordo com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, o prejuízo em toda a região norte pode chegar a 40%. A expectativa era que até o fim de junho toda a safra tivesse sido colhida. Com as chuvas, a data deve se prolongar para o fim deste mês.

A Defesa Civil informou que as chuvas provocaram um prejuízo de cerca de R$ 200 milhões em todo o Paraná. De acordo com o último levantamento, divulgado no dia 8 de julho, 165 mil pessoas foram afetadas, em 120 municípios. Parte significativa das cidades teve problemas por causa das cheias do Rio Ivaí, na região norte do estado, e do Rio Iguaçu, na região sul. O governo estadual decretou estado de emergências em 80 municípios.

Fonte: G1 PR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *