Campanha Hora Certa, da Cooparaiso, supera expectativas
A 12ª edição da Campanha Hora Certa da Cooparaiso, que aconteceu de 11 a 13 de setembro, superou todas as expectativas em vendas, faturamento e público. Neste ano o evento caracterizou-se por inovações, como a Gincana da Hora, o Espaço Mulher e o novo local – Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho. Mais de 5 mil pessoas visitaram a feira, que teve seu público recorde.
O evento agradou os produtores, como é o caso do cafeicultor Alexandro Cardoso, de Bom Jesus da Penha, proprietário do Sítio Penha. Ele disse que a feira recebeu melhorias significativas. “Neste ano há mais empresas expondo, com muito mais novidades”, conta.
A primeira atração da Hora Certa foi a gincana “Da Hora”, com a participação de 400 jovens que vivem em propriedades rurais, ligados à comunidades rurais paraisenses e da região de núcleos da Cooparaiso. Os adolescentes assistiram à palestra apresentada pela consultora do Sebrae, Andréa Salerno, que falou sobre “O Jovem no Meio Rural”.
“O futuro da cafeicultura e a busca pela melhoria na qualidade do café estão nas mãos desses jovens”, destacou a consultora. Ela também falou sobre questões ambientais, sobre a importância do café para a economia brasileira e sobre o valor do produtor. No período da tarde os alunos participaram de diversas provas da gincana, todas com conteúdo educativo.
Realizada pela Cooparaiso em parceria com a empresa Bayer, a gincana premiou a equipe ganhadora da comunidade Faxina com um Ipad, a segunda colocada, Guardinha com um netbook e a terceira, Termópolis com um microsystem.
Negócios – O diretor comercial da cooperativa, Rogério Araújo disse que, com o aumento das instalações e o grande número de fornecedores – 90 empresas, a Hora Certa 2012 foi um sucesso de vendas e oportunidades. “Estamos muito satisfeitos porque a Hora Certa era uma criança, hoje é um adolescente e caminha para sua plenitude de sucesso”, comparou o diretor.
Rogério ainda disse que, com a feira em um espaço mais amplo, possibilitou novas parcerias nesse ano. “Além das 90 empresas parceiras de insumos, produtos, da marca Valtra de tratores, implementos e maquinários, conseguimos atrair o comércio paraisense com seus produtos e serviços, concessionárias de veículos e a rede bancária, com novas modalidades de financiamentos”, destaca.
A redução dos juros na modalidade do financiamento Finame (Financiamentos de Máquinas e Equipamentos), com taxas a partir de 2,5% ao ano, é uma das mais atrativas. Antes, os juros estavam em 5,5% ao ano e, com a nova resolução do governo, há redução significativa nas parcelas para aquisição de máquinas agrícolas e outros tipos de equipamentos.
O produtor e médico Rodrigo Safatle, proprietário do sítio São Paulo, na região rural da Faxina, em São Sebastião do Paraíso, esteve no segundo dia da feira para adquirir um trator, uma adubadeira, pulverizador e varredeira. “Vou comprar à vista e outra parte financiada”, contou o produtor.
Rodrigo disse que realmente a feira apresenta condições especiais. “estive pesquisando os preços e condições de pagamento e encontrei valores muito atrativos e condições imbatíveis de financiamentos”, disse.
Atenção à mulher cooperativista – Na maior edição de sua história, a Hora Certa também teve diversas atrações para as mulheres, cooperadas, produtoras e esposas de produtores e trabalhadores rurais. Durante todo o dia elas tiveram a oportunidade de fazer cursos de arranjos florais e arte em chinelos.
A presidente da Associação Comunitária do Retiro, bairro rural de Pratápolis, produtora de café, Jacineura Oliveira Reis, disse que a aula foi muito interessante e que vai levar até as mulheres de sua comunidade e ensiná-las. “É uma terapia e ajuda a pessoa a adquirir uma renda extra”.
As mulheres também participaram da transformação no espaço beleza com a promoção “Mude meu Look”, através de patrocínio de empresas parceiras, que deram serviços de cabeleireiro, maquiagem, roupa, sapato e acessórios, além de sorteio de brindes especiais e massagem terapêutica.
Outras atrações – Os visitantes do segundo dia da Campanha tiveram a oportunidade de assistir palestras técnicas sobre os efeitos climáticos sobre a lavoura cafeeira e como os pesquisadores estão trabalhando para minimizar os prejuízos da seca ou das chuvas sobre a qualidade do café.
A feira ainda contou com estandes de orientação quanto à certificação, georreferenciamento e Norma Regulamentadora 31. Os aventureiros puderam sobrevoar o local com um balão panorâmico. Para as crianças, a fazendinha com mini animais chamaram a atenção.
O diretor da Cooparaiso, Rogério Araújo finaliza que a Hora Certa deve crescer ainda mais. “Ano que vem esperamos cerca de 90 empresas expositoras, tornando a Hora Certa uma referência regional”.
Fonte: Ascom Cooparaiso