Cafés Especiais: vencedores do 25º Concurso Qualidade Minasul de Café serão conhecidos nesta quinta-feira (19)

Imprimir
Nas duas últimas semanas, técnicos do Departamento de Cafés Especiais e Diferenciados da MInasul tiveram uma grande missão: escolher os melhores cafés entre as 30 amostras selecionadas para a final do 25º Concurso Qualidade Minasul de Café. Os vencedores do Concurso, cinco na categoria café natural e cinco na categoria cereja descascado/despolpado, serão conhecidos nesta quinta-feira (19), em uma cerimônia que irá premiar os melhores cafés de 2017.

Entre as amostras selecionadas, 24 da região Sul Mineira chegaram à final. Na categoria cereja descascado, os produtores do Sul de Minas escolhidos são de Varginha, Nepomuceno (com uma amostra cada), Ilicínea e Carmo da Cachoeira (com duas amostras cada). Já na categoria natural, foram escolhidas oito amostras de Varginha, duas de Ilicínea, duas de Itumirim, uma de Luminárias, uma de Monsenhor Paulo, uma de Campanha e uma de Nepomuceno.

Este ano, o número de amostras recebidas bateu recorde: 320. Francisco Lentini, supervisor do Departamento de Cafés Especiais e Diferenciados da Minasul e juiz principal do concurso, explica que este ano o Concurso foi bem mais concorrido, e, por isso mesmo, mais difícil de escolher os cafés, não somente pela quantidade, mas principalmente pelo nível de qualidade dos grãos, que aumentou muito. Para se ter uma ideia da evolução da qualidade dos grãos, em 2016, na categoria natural, as notas de corte ficaram entre 84 e 85. Este ano, a nota ficou em 86,5. Já na categoria cereja/descascado também houve uma evolução na nota de corte: em 2016 foi 84 e este ano chegou a 85.

Lentini explica que a qualidade dos grãos aumentou porque “o mercado externo sempre esteve em busca de café de qualidade, a novidade é que o mercado interno está mudando a cultura e deseja também um produto de alto nível. Ou seja, o café especial já não é mais tendência, pois já se tornou uma necessidade”.

A Nucoffee Syngenta – Nutrade Comércio Exportação será a compradora dos lotes e disponibilizará as amostras em leilão virtual.

A 25ª Edição do Concurso Qualidade Minasul de Café é uma realização da Minasul com apoio da Nucoffee Syngenta e órgãos ligados ao Conselho Municipal de Café. Desde 1993 a Minasul organiza o Concurso de Qualidade Minasul de Café, com o objetivo de promover a qualidade do café de seus cooperados junto aos mercados nacional e internacional.

Fonte: Departamento de Marketing e Comunicação da Minasul

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *