Atualização em curso de Cafés Especiais em Viçosa (MG)

Imprimir
Com o objetivo de alinhar os instrutores do curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais, o Senar Minas realizou um encontro em Viçosa. O evento contou com a presença de uma equipe do Senar Paraná, que pôde conhecer o treinamento e verificar como é feito o desenvolvimento das atividades na cafeicultura mineira, referência no Brasil.

A ideia da partiu da gerente do escritório regional de Viçosa, Silvana Novais, que identificou a necessidade de aprimorar o trabalho dos profissionais com a atualização técnica e o nivelamento de informações de modo a enriquecer a qualificação e, consequentemente, o aprendizado dos produtores e trabalhadores rurais atendidos pelo Senar Minas.

“O encontro foi conduzido de forma muito participativa em todas as etapas, desde a análise do plano instrucional à visita a uma propriedade de café para atualizar o conteúdo na prática com relação à produção. A presença dos três representantes do Paraná agregou ao encontro e eles puderam acompanhar como fazemos o treinamento e levar essa proposta de trabalho para o estado deles”, afirmou a gerente.

Para a engenheira agrônoma e responsável técnica pelos treinamentos na área de café e cana de açúcar do Senar no Paraná, Jéssica de Oliveira D’Ângelo, a experiência foi importante: “Conhecemos os cursos de café realizados no estado e verificamos como são as atividades em Minas”.

Aprimoramento

O instrutor Marcos Reis liderou o encontro. “Agora podemos falar a mesma linguagem com o produtor rural, passar os mesmos conceitos e ações. Alinhamos da teoria à prática, passando pelo seguimento do agronegócio no café, torra e degustação”, comentou.

O encontro também foi aprovado pelo instrutor Ricardo Aloisio Júnior. “Além de fazermos ajustes e a calibragem do curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais, nós ainda trocamos ideias. Foi de grande proveito”.

Fonte: Ascom FAEMG (Por Nathalie Guimarães)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *