Yara anuncia vencedores do Concurso NossoCafé

Imprimir
São Paulo, 10 de novembro de 2022 – Na Semana Internacional do Café – SIC – evento que acontece de 8 a 10 de novembro, em Belo Horizonte – MG, a Yara, líder mundial em nutrição de plantas, anunciou os vencedores da 7ª edição do Concurso NossoCafé.
A tradicional competição organizada pela companhia recebeu em 2023 mais de 200 amostras, avaliadas nas categorias “Café Cereja Descascado” e “Café Natural”.

Para Chantal Ghannam, diretora de marketing estratégico e digitalização da Yara Brasil, o Concurso é uma oportunidade de agregar à experiência dos clientes e uma forma de celebrar a produção nacional do grão. “A cultura cafeeira é muito importante para a Yara e para o país. Por isso, fazemos questão de apoiar os produtores não apenas com o fornecimento de insumos de alta tecnologia, com o Programa Nutricional NossoCafé, mas também por meio de iniciativas como esta que reforçam a importância da nutrição equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura”.

O vencedor na categoria “Café Cereja Descascado” foi Renato Barroso de Assumpsão, de Alto Jequitibá/MG. Já na categoria “Café Natural”, o primeiro lugar ficou com Geovane dos Santos Mattos, também de Alto do Jequitibá/MG. Eles poderão escolher uma viagem à Colômbia com todas as despesas pagas para conhecer a propriedade do ganhador do Yara Champion, versão colombiana do NossoCafé, ou uma consultoria técnica no valor de R$ 10 mil.

Além disso, os primeiros colocados em cada categoria terão seus lotes (5 sacas de 60kg) adquiridos pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado. Os cafés serão ensacados com o nome e a propriedade dos ganhadores NossoCafé estampados nas embalagens que serão distribuídas globalmente pela Yara.

Os segundos colocados foram Viviane Matos e Jorge Fernando Naimeg, nas categorias “Cereja Descascado” e “Natural”, respectivamente. Ambos poderão optar por uma viagem para um resort de R$ 8 mil ou uma consultoria técnica no mesmo valor. Já os terceiros lugares Sivanius Kutz, “Cereja Descascado”, e Alípio de Assumpção Santos, “Natural”, vão viajar para um resort no valor de R$ 6 mil.

Nesta edição, um reconhecimento em “Sustentabilidade” foi realizado pela companhia ao produtor Valdinei Rezende. A avaliação foi feita por uma auditoria independente e reforça o compromisso ambiental da Yara.

O Concurso NossoCafé é realizado anualmente pela Yara. A iniciativa conta com avaliação e classificação conforme protocolos da Specialty Coffee Association. O resultado completo do Concurso está disponível no site.

Semana Internacional do Café

Durante a SIC, a companhia pode expor também seu portfólio de produtos do Programa Nutricional Yara NossoCafé, desenvolvidos especialmente para o aumento da produtividade e qualidade dos grãos, além das soluções digitais Atfarm, para monitoramento de cultivos e aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variável, e o Ayra, sistema de recomendações nutricionais personalizadas com base em análises de solo. No estande da marca, um time de consultores e analistas comerciais estiveram presentes para prestar apoio técnico aos produtores.

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar o compromisso de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, oferece um portfólio de produtos de alta tecnologia com baixa emissão de carbono, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com pesquisadores e parceiros da indústria para construir uma cadeia de valor do alimento cada vez mais sustentável. Com uma atuação integrada, a companhia também fornece soluções industriais para usos diversos, entre eles a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.

Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. No Brasil, a Yara está idealmente posicionada em todos os principais polos agrícolas. Com mais de 5 mil colaboradores, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 1970, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e modernizando a indústria nacional, em linha ao seu compromisso global com a agenda de descarbonização.

Informações para a imprensa

InPress Porter Novelli

Foto 1: Renato Barroso de Assumpsão, de Alto Jequitibá/MG

Foto 2: Geovane dos Santos Mattos, também de Alto do Jequitibá/MG