Workshop aborda desafios dos nematoides na cafeicultura do Cerrado

Imprimir

Iniciativa visa buscar soluções para aumentar a produtividade e lucratividade dos cafeicultores da região

No próximo dia 17 de agosto será realizado o Workshop “Desafios dos nematoides na cafeicultura do Cerrado”, no Centro de Excelência do Café, em Patrocínio (MG). O evento gratuito é uma iniciativa da Região do Cerrado Mineiro (RCM), por meio da Fundação de Desenvolvimento do Café do Cerrado (Fundaccer), em parceria com a Associação dos Cafeicultores da Região do Carmo do Paranaíba (Assocafé), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado Minas Gerais (Epamig) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café).

O objetivo do evento é discutir temas relevantes para o manejo eficiente dos nematoides, uma das principais pragas e doenças que impactam negativamente a produtividade e lucratividade dos cafeicultores na região. Os nematoides estão presentes em quase todas as regiões cafeeiras e podem prejudicar a longevidade e produtividade dos cafeeiros, chegando a causar a morte das plantas, diminuindo a vida útil da lavoura.

As espécies de nematoides do gênero Meloidogyne spp e Pratylenchus são particularmente danosas ao cafeeiro e possuem ampla distribuição geográfica, o que representa um desafio significativo para os produtores da região.

O workshop contará com a participação de palestrantes renomados em suas áreas de atuação, especialistas em cafeicultura, agrônomos de cooperativas, associações e consultores convidados, que estarão compartilhando suas experiências.

“A participação no workshop é de extrema importância para os cafeicultores da região do Cerrado Mineiro, pois permitirá a troca de experiências, o acesso a informações atualizadas sobre o manejo dos nematoides, e a busca por soluções eficientes para enfrentar esse desafio que afeta a cafeicultura local”, destaca Francisco Sérgio de Assis, presidente da Fundaccer.

Fonte: Serifa Comunicação

Fotos: Vinicius T. Andrade