Treinamento busca melhoria da qualidade do café em Rondônia

Imprimir

Curso será realizado pela EPAMIG e demais instituições do Consórcio Pesquisa Café

As tecnologias de pós-colheita de baixo custo voltadas para a agricultura familiar, desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, serão apresentadas para produtores, técnicos e profissionais da cafeicultura durante o treinamento para melhoria da qualidade do café em Rondônia. O curso será realizado no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, em Ouro Preto do Oeste, nos dias 25 e 26 deste mês, por meio de ação conjunta entre Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Embrapa Café, Embrapa Rondônia, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Universidade Federal de Viçosa.

Rondônia é o segundo produtor de café conilon do Brasil, o que coloca a cafeicultura da região como atividade de grande importância econômica e social para o estado. O objetivo é capacitar os produtores e incentivar a aplicação dessas técnicas em prol da qualidade do café, promovendo a sustentabilidade do processo de produção. Para isso, o treinamento irá abordar tecnologias de colheita e pós-colheita adaptadas à agricultura familiar, além do Protocolo de Degustação Robustas Finos.

No dia 25, o pesquisador da EPAMIG Sérgio Donzeles vai tratar sobre a reutilização da água residuária no processamento do café, o aproveitamento agrícola e aspectos legais. Ele fará ainda demonstrações sobre o processamento via úmida e o reuso de água com emprego do sistema de Limpeza de Água Residuária (SLAR), tecnologias de secagem do café arábica e levantamento de demandas tecnológicas.

Segundo Sérgio Donzeles, além de facilitar e melhorar a pós-colheita, essas alternativas contribuem para reduzir as fontes de contaminação, valorizar a mão de obra, atender às exigências socioambientais e gerenciar as operações posteriores como transporte, separação e beneficiamento, incrementando a qualidade do produto. Os equipamentos demonstrados no treinamento são adequados para construir uma infraestrutura mínima para produção de café com qualidade a um custo baixo e com alta produtividade para competir com grandes produtores, avalia.

No segundo dia do treinamento, o degustador da Conilon Brasil, Arthur Fiorotti, vai abordar temas como o Protocolo de Degustação de Robustas – um padrão internacional de classificação da qualidade do café -,  o sistema de pontuação e pós- colheita e qualidade do café. As inscrições para o curso podem ser feitas no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, em Ouro Preto do Oeste, na Avenida Gonçalvez Dias – s/n°, telefone (69)3461-3235. Em Porto Velho, as informações podem ser obtidas com a Embrapa Rondônia pelo número (69)3225-9387.

Fonte: Ascom EPAMIG Zona da Mata

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

bo togel terpercaya

link togel

bandar togel resmi

situs togel terpercaya

situs togel resmi

bo togel

situs togel online

10 situs togel terpercaya

situs togel tereprcaya

5 bandar togel terpercaya

bo togel terpercaya

agen togel online

agen toto

bo togel terpercaya

agen toto

situs toto

agen toto

bandar togel resmi

bo togel terpercaya

situs toto 4d

situs toto

bo togel terpercaya

situs toto togel