Tem início rodada de debates do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2011

Imprimir

Aconteceu nesta quinta-feira (24), no Parque de Exposições de Santo Antônio do Amparo, o lançamento oficial com a primeira etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2011. Em sua 13ª edição, o evento se consolida não apenas como difusor de informações sobre o setor cafeeiro, mas como espaço de interação e compartilhamento entre produtores sobre os desafios de cada região. Com programação até 27 de outubro, o circuito deverá percorrer 26 municípios, abrangendo mais de 100 micro-regiões, com a participação média de oito mil cafeicultores. Para este ano, a qualidade será o tema de destaque.

Produtores do entorno de Santo Antônio do Amparo debateram três temas prioritários na primeira etapa. Foram apresentadas as palestras “Mercado de Café”, com o consultor Otto Vilas Boas; “A Importância do Manejo Fitossanitário na Cultura do Café”, proferida pelo consultor Marcos Felipe de Andrade Vilhena; e “Como Produzir Café de Qualidade”, com orientações do coordenador técnico regional da EMATER-MG, Marcos Antônio Fabri Júnior.

Nesta sexta-feira (25), a programação segue em Boa Esperança, com apresentações e debates sobre “Tendências e perspectivas para a cafeicultura” (Marcelo Felipe de Pádua), “Evolução dos Adubos Nitrogenados” (Maria Taís Buzzo Gomes) e “Produção de Cafés de Qualidade”, com Leandro Carlos Paiva (Instituto Federal de Machado). A terceira etapa será em Lavras, na próxima quinta-feira (31).

Espaço de interação

Considerado um dos maiores e mais tradicionais eventos de extensão, o Circuito Mineiro de Cafeicultura serve como ferramenta de prospecção de demandas, com a construção de um diagnóstico participativo da cafeicultura mineira. Atualmente o Circuito faz parte das ações de extensão do programa estruturador Certifica Minas Café, contribuindo para a orientação e interação entre as propriedades participantes. Durante as etapas, além das palestras e debates, cafeicultores da região de referência receberão os certificados do Programa.

O evento é uma realização da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Emater-MG e Universidade Federal de Lavras (UFLA), com apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Polo de Excelência do Café (PEC/Café), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e Centro de Excelência do Café Sul de Minas. É realizado com a participação de prefeituras, cooperativas, associações e instituições públicas e privadas ligadas ao setor.

Informações sobre o Circuito Mineiro de Cafeicultura e o Programa de Certificação podem ser obtidas pelos telefones (35) 3821-0020 e (31) 3349-8149 ou pelo e-mail [email protected]

Confira a programação dos próximos eventos do Circuito Mineiro de Cafeicultura:

Fonte: Pólo de Excelência do Café

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *