Técnicos da Emater-MG iniciam curso de pós-graduação em Extensão Ambiental

Imprimir

Preparar a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) para um futuro sustentável. Esse é o principal objetivo do programa de pós-graduação em “Extensão Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável”, que capacitará 400 técnicos da empresa de todo o Estado.

Na próxima segunda-feira (8/6), serão realizadas as aulas inaugurais do curso nos municípios de Lavras (Sul de Minas) e Viçosa (Zona da Mata), às 12h30. A qualificação é promovida em conjunto com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e viabilizado por meio de convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É a primeira vez que a empresa oferece este tipo de capacitação, simultaneamente, para centenas de profissionais. A aula inaugural em Lavras irá contar com as presenças do presidente da Emater-MG, Amarildo Kalil, e do reitor da Ufla, José Roberto Soares Scolforo.

O curso é exclusivo para os técnicos da Emater–MG e foi totalmente estruturado para atender os extensionistas agropecuários e de bem-estar social. O encerramento está previsto para final 2016. O curso irá qualificar os profissionais para exercer suas atividades voltadas para uma produção com bases sustentáveis. No módulo básico do curso, serão tratados assuntos como agronegócio e extensão rural, a saúde do agricultor e da população exposta ao uso de agrotóxico, legislação aplicada à comercialização, e outros. Os profissionais também puderam optar entre cinco módulos específicos, cursados dentro da pós-graduação: Bovinocultura; Agroecologia; Boas Práticas de Fabricação na Agroindústria de Alimentos; Educação Ambiental; e Produção Vegetal com Sustentabilidade

A carga horária da pós-graduação é de 360 horas, com 120 horas de aulas presenciais e outras 240 horas à distância, via plataforma on-line. Além de Lavras e Viçosa, as disciplinas presenciais também ocorrem em outros três polos regionais: Montes Claros (Norte de Minas), Teófilo Otoni (Vale do Mucuri) e Uberaba (Triângulo Mineiro). Com as aulas à distância, diminui o tempo de locomoção e os técnicos podem enquadrar o curso dentro da rotina de cada um, apenas cumprindo os prazos para completar as disciplinas e realizar as avaliações.

“Estamos preparando a Emater-MG para o futuro, mudando para o paradigma da sustentabilidade. Continuamos incentivando a produção e a produtividade para garantir a segurança alimentar. Mas também existe a demanda da agricultura para prestação de serviços ambientais, como a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos. O nosso grande desafio agora é inserir a dimensão ambiental na atividade rural. A transição do foco no produto para a sustentabilidade é o mais importante. Não podemos apenas focar a lógica da nossa ação no produto, mas, sim, no produtor, na família, na propriedade. É preciso preparar os extensionistas para atender essa demanda”, destaca o presidente da Emater–MG, Amarildo Brumano Kalil.

Estrutura e reconhecimento UFLA

Os profissionais da Emater-MG contam com toda estrutura do Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). “São mais de 30 anos de experiências em ensino à distância e toda infraestrutura necessária para oferecer o melhor. Somos uma instituição reconhecida e que investiu muito na parte tecnológica para oferecer uma plataforma de qualidade, com vídeo-aulas, fóruns de discussão e material didático específico. Com certeza vamos preparar os profissionais da Emater-MG para novas técnicas que façam grande diferença no campo, principalmente quando colocadas em prática e chegarem ao alcance do produtor rural”, ressalta o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação Lato Sensu da UFLA, Daniel Carvalho de Rezende.

“A qualificação dos profissionais é uma política constante da Empresa, que se preocupa em manter um quadro de funcionários com conhecimentos e habilidades para execução e implementação das atividades desenvolvidas junto ao produtor rural. O foco é preparar o profissional para que possa desenvolver suas atividades de orientação e recomendação técnica junto aos agricultores, levando em consideração a condução dos processos produtivos de forma a minimizar os impactos ambientais negativos gerados aos ecossistemas. Abordaremos grandes áreas e temas, mas com uma visão ambiental e sustentável”, explica o coordenador técnico da Emater-MG, Leonardo Fernandes Moreira.

Agenda das aulas inaugurais

Dia 8 de junho (segunda-feira) – 12h30
Lavras – Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Núcleo de Educação a Distância (NEC- Antigo Centro de Treinamento) – Campus Histórico da UFLA
Viçosa – Campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Centro de Ensino e Extensão (CEE) – Avenida Peter Henry Rolfs, s/n

Dia 15 de junho (segunda-feira)
Uberaba

Dia 22 de junho (segunda-feira)
Montes Claros
Teófilo Otoni

Fonte: Agência Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

bo togel terpercaya

link togel

bandar togel resmi

situs togel terpercaya

situs togel resmi

bo togel

situs togel online

10 situs togel terpercaya

situs togel tereprcaya

5 bandar togel terpercaya

bo togel terpercaya

agen togel online

agen toto

bo togel terpercaya

agen toto

situs toto

agen toto

bandar togel resmi

bo togel terpercaya

situs toto 4d

situs toto

bo togel terpercaya

situs toto togel