Sustentabilidade e preço atraente são os diferenciais da Kapeh

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Um sonho de menina e uma paisagem rural, polvilhada de cafezais. Dessa combinação nasceu a Kapeh Cosméticos, criada em 2007, por Vanessa Vilela (foto: Valor Econômico), em Três Pontas, sul de Minas Gerais. "Sempre quis ter meu próprio negócio no setor de cosméticos", conta. Sua Kapeh – café, no idioma maia – usa o fruto como ingrediente básico na fabricação dos produtos e utiliza matéria-prima certificada em todas as suas formulações. A empresária procurava um diferencial para estabelecer sua marca e encontrou a resposta na riqueza de sua terra natal.

Vanessa acertou. Formada em farmácia e bioquímica, com vários cursos de gestão no currículo, a empresária saboreia o sucesso de várias formas. Sua empresa venceu, no começo de agosto, o Prêmio Nacional de Inovação, concedido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC). No ano passado, Vanessa foi escolhida como uma das dez melhores empreendedoras do mundo pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Comércio (Unctad).

É uma boa trajetória para quem começou investindo, com recursos próprios, R$ 300 mil reais. A Kapeh tem atualmente 50 itens em linha, entre sabonetes, hidratantes e óleos.

Até o fim do ano serão lançados mais 20 itens. "Inovação, no meu setor, é questão de sobrevivência. É um mercado ávido por novidades", destaca a empresária, que pesquisa as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do café para produzir seus cosméticos em fábricas terceirizadas de São Paulo.

Vanessa tem um plano arrojado de expansão. Está formatando seu projeto de franquias, a ser iniciado por uma loja-piloto em Três Pontas, provavelmente ainda este ano, para deslanchar a partir de 2012. E não descarta, no futuro, ter uma unidade industrial própria.

De qualquer forma, o foco é o mercado interno. "Nos últimos dez anos, o setor de cosméticos no Brasil cresceu cerca de 14% ao ano e a ascensão das classes emergentes ampliou muito o consumo", lembra. A marca Kapeh, voltada para homens e mulheres das classes A, B e C é encontrada em lojas multimarcas, perfumarias, spas urbanos e farmácias mais diversificadas espalhadas por 17 estados brasileiros, principalmente no Sul e Sudeste. "Os conceitos de sustentabilidade e inovação ajudam a conquistar as classes A e B. E o preço acessível traz os consumidores do extrato C da sociedade. Temos uma marca diferenciada e com preço competitivo", comenta.

No começo do empreendimento, os produtos Kapeh eram vistos em prateleiras de cerca de 40 pontos de venda e geravam mais ou menos o mesmo número de empregos. Agora, são aproximadamente 150 pontos de venda e também 150 empregados, entre diretos e indiretos. 

Fonte: Valor Econômico

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