Startup de Manhuaçu participa de movimento internacional de sustentabilidade no café

Imprimir

Idealizado em 2015 pela Conservation International e a empresa Starbucks, o Desafio do Café Sustentável é um esforço mundial e colaborativo entre empresas, governos, ONGs, instituições de pesquisa e outros interessados no segmento para fazer a transição do setor cafeeiro tradicional para um ambiente totalmente sustentável. Entre os parceiros desta edição, está a CertifiCafé, agrotech de Manhuaçu que atua na facilitação do processo de certificação de café. A CertifiCafé é a única startup brasileira, do mercado de certificação, a colaborar com os desafios de sustentabilidade.

Atualmente, a startup ajuda cafeicultores das Matas de Minas, regiões sul e norte do Espírito Santo e Chapada Diamantina a obterem certificação para suas fazendas de modo mais rápido e mais barato. A CertifiCafé auxilia desde a análise e escolha da certificação mais adequada para o produtor até a fase de auditoria, passando pela etapa de adequação da fazenda.

Dentro do Desafio, Mauro Júnior, founder e CEO da CertifiCafé, salienta que “o objetivo da CertifiCafé é disponibilizar aos cafeicultores nossa tecnologia de certificação, para ampliar a rede de produtores certificados. Assim, conseguiremos aumentar a sustentabilidade do setor cafeeiro, uma vez que as certificações enfatizam as boas práticas de gestão e manejo intimamente relacionadas com a sustentabilidade.”

O Desafio do Café Sustentável conta com 156 parceiros internacionais, 114 desafios a ser solucionados e pretende se tornar um setor sustentável até 2050. Também participam do programa grandes nomes como Starbucks, Specialty Coffee Association (SCA), Rainforest Alliance e Nespresso. O Programa pode ser acompanhado em https://www.sustaincoffee.org/ .

Para saber mais sobre a CertifiCafé, acesse: http://certificafe.com.br/

Redação do Portal Caparaó Via Peabirus