Sexta edição do Faemg Senar em Campo bate recorde de público

Imprimir

“O produtor cada vez mais percebe que ou nós fazemos por nós mesmos, ou ninguém fará por nós. Estamos aqui mostrando o caminho que o produtor é se filiar ao sindicato rural, fortalecendo as bases para que o sistema todo se incorpore, e nossos pleitos possam ser escutados pelos que nos governam”. Afirmou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, durante a sexta edição do Faemg Senar em Campo, realizado em Barbacena, no Campo das Vertentes.

Presidente do sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, apresentou o sistema para os presentes.JPG
Presidente do sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, apresentou o sistema para os presentes

O encontro, que levou toda a diretoria do sistema para dialogar e conhecer os produtores rurais de todas as regiões do estado, reuniu 781 pessoas, de 53 cidades,  no dia 21 de junho no Spazio Franato’s. Presidentes de Sindicatos, produtores rurais e autoridades ouviram uma mensagem que celebrou a união entre os produtores e os convocou a ser mais participativos no dia a dia dos sindicatos rurais, reforçando as instituições e a representatividade da categoria.

Pela manhã, foi servido um café da manhã e em seguida foram apresentados os principais serviços que o Sistema Faemg Senar pode oferecer, além de discursos sobre a representatividade da federação e dos cursos e programas do Senar. Após o almoço, foi feita uma rodada de perguntas, onde diversas dúvidas dos produtores rurais foram sanadas, com a diretoria do sistema respondendo aos questionamentos.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, disse que esse evento foi marcante na trajetória dessa diretoria, já que os produtores puderam perceber que o caminho para a melhoria das condições de vida e trabalho na vida rural, passa pelo entendimento de que é preciso fortalecer os sindicatos.

“O mundo, o Brasil e Minas Gerais não podem viver sem o campo, e precisamos continuar evoluindo para garantir a segurança alimentar da população”, disse Antônio de Salvo.

Produtores e lideranaçs sindicais lotaram o espaço do evento.JPG
Produtores e lideranças sindicais lotaram o espaço do evento

O anfitrião Renato Laguardia, 1º vice-presidente de finanças do Sistema Faemg Senar, não escondia a alegria de receber em sua terra natal o evento. Ele ressaltou a grande adesão dos produtores e sindicatos das cidades próximas. “É muito importante os produtores virem aqui conhecer o sistema sindical, para podermos mostrar a eles a relevância de serem filiados, o que fortalece o Sistema Faemg Senar e a CNA, mostrando os vários atendimentos que podemos prestar para essas pessoas”, avaliou Renato..

Ebinho Bernardes, 1º vice-presidente secretário, disse que é uma alegria participar de um evento dessa magnitude. “É um momento muito bacana, onde podemos conversar com produtores e sindicatos, para alinhar as propostas e os pedidos, para que tenhamos sucesso naquilo que o produtor busca nos sindicatos e na federação”.

“Um dos maiores esforços da federação em se aproximar do produtor rural, promovendo a união das pessoas e a força da representatividade da agropecuária da região em termos de geração de trabalho e renda”, falou Celso Furtado, superintendente do Senar.

O presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Rubens Lobato, disse em seu discurso que foi um prazer receber o encontro em sua cidade, e celebrou a casa cheia. “É muito bom ver que tantas pessoas atenderam ao chamado, foi um trabalho árduo do sindicato para organizar esse evento, ver dando certo é muito gratificante”. iracema Flish, agente de desenvolvimento rural de Barbacena, trabalhou na organização e afirmou: foi um trabalho árduo, mas é recompensador ver todo esse público.

Gerentes comemoram resultados do encontro

O encontro da Faemg Senar em Campo reuniu produtores e sindicatos de três escritórios regionais. Estiveram presentes produtores e sindicatos de 39 cidades da regional de Juiz de Fora, quatro da região de Varginha e 10 de Viçosa. Wander Magalhães esteve à frente da organização e  disse que esse é um evento que ajuda a sanar dúvidas e dificuldades da vida da população rural. “Um evento que superou a expectativa, demos o recado e os produtores entenderam. Objetivo alcançado, mas não podemos parar, devemos prestar mais serviços para esses produtores para que eles possam entender de maneira completa as idéias que expusemos aqui”, relatou.

Caio Oliveira, gerente regional de Varginha, afirmou que essa é uma aproximação nunca vista entre a federação de agricultura e a classe que ela representa. “Um evento que vem revolucionando a maneira como o Sistema Faemg Senar se aproxima de produtores e sindicatos, com uma proximidade cada vez maior e uma exposição do nosso propósito”, afirmou.

O gerente regional de Viçosa, Marcos Reis destacou a participação dos produtores, presidentes de Sindicatos e equipe do Programa ATeG da regional. “Superou nossas expectativas. Tivemos uma interação importante principalmente com os produtores que ainda não são sindicalizados e reforçamos o convite para que conheçam as entidades, participem e usufruam de todas as possibilidades e ferramentas que o Sistema Faemg Senar traz”.

Representantes sindicais e produtores elogiam organização

Matheus Nogueira, produtor de Andrelândia, disse que nunca tinha visto um evento como esse. “Uma coisa nova, raro eu sair da minha cidade para ver essas palestras, foi bom para eu entender como posso sanar deficiências que encontro na minha região”.

“Estou vendo muita evolução na participação do Sistema Faemg Senar na vida do produtor rural”, afirmou Ronaldo Pereira, de Rio Pomba.

Janaína Cristino, de Guiricema, disse que adorou ser convidada e que pretende participar de mais iniciativas como esta. “Tenho certeza que vou voltar para minha cidade com muitas informações novas que vão ajudar na minha atividade rural”.

“Um evento muito bem organizado, com muitas explicações. Nunca tinha ido em um evento como esse, que vai fundo nas necessidades da população do campo”, relatou Marcelo da Silva, trabalhador rural de Seritinga..

José Alfredo Quintão, presidente do SPR de Rio Pomba, aproveitou para reforçar a necessidade de o produtor se filiar aos sindicatos. “Foi um evento que escancarou as possibilidades que o Sistema Faemg Senar tem de auxiliar o produtor rural. Mostrou a ele a necessidade da organização, da união e da filiação ao sindicato. A união faz a força”.

“Evento muito bom, muito agradável e com ótimas palavras dessa diretoria que nós confiamos”, afirmou Ednon Matoso, agente de desenvolvimento rural de Lima Duarte.

“Muito bom! É isso que a federação tem que fazer, integrar para que todos possamos crescer”, afirmou Francelino Nonato, presidente do SPR de Bom Jardim de Minas

Prefeitos celebram proximidade com o Sistema Faemg Senar

O prefeito de Barbacena, Carlos Du, agradeceu ao Sistema Faemg Senar pela iniciativa do evento e parabenizou a organização do sindicato.  “Barbacena é uma das melhores regiões para produzir no estado, aqui se produz de tudo. Esses eventos fortalecem o agro”, disse Carlos Du. “É um evento de importância ímpar para essa região, que tem no agro a principal mola mestra da economia”, ressaltou Leandro Fonseca, prefeito de Santa Rita de Ibitipoca.

O encontro da Faemg Senar em Campo já foi realizado nas cidades de Manhuaçu, Alfenas, Santa Rita do Sapucaí, Padre Paraíso e São Gotardo.

Fonte: Assessor de Comunicação Sistema Faemg (Por Flávio Christo)