Senadora Teresa Cristina é presença confirmada no Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação

Imprimir

Evento promovido pelo Instituto Mineiro do Agronegócio Sustentável (IMAS) e a Coocacer, acontece em fevereiro e tem como foco discutir ações para a sustentabilidade agrícola e coletar demandas para a COP 30.

Diretamente da COP 28, no dia 05 de dezembro de 2023, em Dubai, nos Emirados Árabes, o Deputado Federal Zé Vitor fez a abertura oficial do evento Fórum de Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação, informando a sua realização no dia 29 de fevereiro, em Araguari. Evento este, que tem como realizadores o IMAS e a Coocacer Araguari, e foi idealizado pela liderança do Projeto Café Sustentável que faz parte dos trabalhos das ações do Instituto em conjunto com o visionário e apoiador do agronegócio o Deputado Federal Zé Vitor.

O anúncio do evento foi feito durante a apresentação do Projeto Café Sustentável para a imprensa. A iniciativa é uma construção de uma base sólida de educação para sustentabilidade permanente com responsabilidade, fundamentada em cinco eixos: educacional, ambiental, social, econômico e governança. O Fórum contempla as iniciativas do Projeto Café Sustentável e tem, na manhã do dia 29 de fevereiro, um encontro marcado com produtores rurais, representantes do agronegócio, imprensa e poder público para discutir demandas sobre como o setor pode agir para reduzir os efeitos do aquecimento global e mudanças climáticas.

“Somos um time de pessoas determinadas a mostrar a verdade do campo brasileiro para todo o mundo. O Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação será um grande momento para discutirmos caminhos sobre as mudanças climáticas, começando com os produtores de café e estendendo a todas as demais cadeias produtivas, a começar os produtores de café e se estendendo a todas as outras cadeias produtivas para levarmos o nome do Brasil cada vez mais longe, com a marca da sustentabilidade. Nossas ações diárias no campo se tornaram hábitos de produção sustentáveis que tenho certeza de que vai conquistar o mundo. É por isso que precisamos nos unir e nos fortalecermos para ser essa voz do trabalhador, do produtor rural e de todo o setor produtivo, de forma organizada. Logo, a realização do fórum se faz muito importante: para organizar as ideias e as ações daqui por diante. Todo dia de manhã o produtor rural brasileiro acorda disposto a produzir e conservar, por isso temos uma legislação tão primorosa e até rigorosa, diferente da maioria do mundo e cabe a nós agora, também, mostrar o que temos feito para cumpri-la com toda a responsabilidade. O fato de carregarmos o título de produtores sustentáveis nos enche de orgulho, por isso, vamos juntos neste evento no dia 29 de fevereiro”, explanou o Deputado Federal durante o lançamento da iniciativa.

Metas para a COP 30
Desde dezembro, a organização tem trabalhado para unir, em uma aliança, representantes da cadeia produtiva do café que tem foco na sustentabilidade permanente, para um debate que vai além de ações e soluções para o enfrentamento das mudanças climáticas, mas também um momento primordial para coletar demandas e transformá-las em metas, formalizando-as em um documento que será encaminhado ao Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para ser discutido e apresentado na COP 30, em 2025, em Belém do Pará, no Brasil.

Assim, a mobilização de representantes do poder público se faz de extrema importância, uma vez que eles serão os porta-vozes das demandas que serão levantadas pelos participantes. Dentre os nomes já confirmados, está o da Senadora Teresa Cristina. Ela, que foi Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, entre 2019 e 2022, fará a palestra de abertura do evento, participará das discussões e se unirá aos esforços do movimento impulsionado pelo Fórum de Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação, liderado pela Coocacer Araguari e pelo Deputado Federal Zé Vitor, sendo a primeira cooperativa, consequentemente o primeiro município, Araguari, a se posicionar sobre o a COP30 que será realizada em terras brasileiras pela primeira vez.

Em breve a organização divulgará a programação com as presenças confirmadas para o evento que espera conectar mais de 500 pessoas da cadeia produtiva do agronegócio no complexo de salões Sala Premium (Garden) em Araguari, cujas inscrições serão via aplicativo e abertas, em breve, em três lotes.

Apoio e envolvimento de lideranças
Juntamente do Deputado Federal Zé Vitor, demais líderes políticos têm se envolvido na pauta do Fórum, bem como do Projeto Café Sustentável e durante o seu lançamento, demonstraram seu apoio e afirmaram seu envolvimento para a consolidação do movimento sustentável no agronegócio de Araguari e Região.

O Deputado Estadual, Raul Belém, parceiro em várias iniciativas da Coocacer, reafirmou seu compromisso em mais esta ação. A agricultura não basta ser realizada simplesmente pensando na produção. Nós precisamos pensar na produção sustentável. É isso que a população no geral está pensando, pois está cada vez mais preocupada. E Araguari sai na frente, nessa questão que eu tenho certeza de que agregará muito valor à cadeia produtiva do café, do agronegócio, da nossa cidade e, consequentemente, com o nosso estado”, avaliou o deputado durante o lançamento do evento.

O prefeito de Araguari, Renato Carvalho, também reafirmou seu compromisso e comemorou o fato de a cidade liderar um movimento tão importante como este e que repita o sucesso do evento Abertura da Safra Mineira de Café, realizado em 2023. Para ele, “focar em pautas que pensam na sustentabilidade, trabalhando o seu tripé: social, econômico e ambiental, é o caminho para gerar impactos que moldam o futuro”, afirma.

O Projeto Café Sustentável e o Fórum, contam com apoio oficial do Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado da Agricultura de Minas Gerais, Deputado Federal Zé Vitor; Deputado Estadual Raul Belém; Prefeitura Municipal de Araguari; Prefeitura Municipal de Indianópolis, Ademinas – Agência de Desenvolvimento de Minas Gerais, Região do Cerrado Mineiro e o SEBRAE que é atuante no desenvolvimento do agronegócio. O patrocínio e apoio aos eventos também conta com o envolvimento de várias empresas multinacionais e nacionais, instituições, organizações, veículos de comunicação que, juntos, formam a Aliança pelo Café Sustentável.

Por Comunicação Coocacer
Polliana Dias e Talita Cristina